Como abrir arquivo xml

Como abrir arquivo xml

Por vezes quando estamos trabalhando no escritório recebemos emails com anexos cuja extensão é XML (Extensible Markup Language). Esses anexos contêm determinadas informações sobre a empresa ou o trabalho que estamos fazendo. Têm bases de dados, ou mesmo equações de contabilidade para fazer a faturação da empresa. Mas não serve apenas para questões de trabalho e sim para informações que precisamos transmitir, por isso necessitamos abrir esses arquivos para obter os dados contidos nele. Mas surge um problema, como abrir arquivo xml, isso é uma resposta que o umComo vai dar.

Abrindo o arquivo XML - Excel

Existem algumas formas de abrir o arquivo xml, sendo que a mais usual e também o programa mais utilizado para esse tipo de arquivo é o Excel. É um programa da gama Office, do Windows, e com ele podemos criar e abrir arquivos xml. Normalmente é utilizado para base de dados, e para guardar equações e funções de contabilidade e finanças das empresas. Além de outras aplicações na área da matemática. Para abrir o arquivo basta clicar nele com o botão direito do rato, ir a abrir como e escolher o programa Excel. Ou então, abra primeiro o Excel, e no canto superior esquerdo onde diz ficheiro, clique, abrir ficheiro e escolha o arquivo que quer.

O Excel também é útil para abrir arquivos .db que correspondem a bases de dados.

Arquivo XML através do browser (navegador) da Internet

Com o rato clique no arquivo xml usando o botão direito, faça abrir como até chegar a um navegador, seja ele Firefox, Chrome ou Safari. Selecione um e ele vai abrir o browser e o arquivo xml vai estar ali numa das abas. Para facilitar a leitura pode utilizar as teclas "+ ou -" para aumentar ou diminuir o zoom do arquivo.

Descarregue um visualizador de XML

Se costuma mexer com arquivos XML e necessita de usar bastante então talvez o ideal seja utilizar um visualizador de XML, de preferência que seja em código aberto para não ter problemas. Pode fazer a descarga do XML Explorer que é provavelmente um dos mais famosos. Depois de fazer a descarga e instalar, o arquivo XML poderá ser aberto por predefinição apenas com um duplo clique. Se assim não for, abra o XML Explorer, no canto superior esquerdo vá a ficheiro e escolha abrir/open. Selecione o arquivo que pretende e é só ver o que tem nele. Existem no entanto alguns programas mais sofisticados que já permitem editar e criar novos arquivos xml e não apenas ler.

Um Editor de Texto ou um Bloco de Notas

Existem em todos os computadores PC e até no Mac, um pequeno programa de texto que consegue abrir arquivos xml. O Bloco de Notas ao abrir o arquivo xml vai mostrar a informação dentro de "tags", essas "tags" é o que precisamos ver para perceber onde está a informação que precisamos. Ao contrário de outros programas que também utilizam "tags", as dos arquivos xml podem ser customizadas pelo usuário a seu belo proveito. A partir do momento em que descobrimos a "tag" que queremos é só ler a informação contida nas linhas seguintes.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como abrir arquivo xml, recomendamos que entre na nossa categoria de Software.