Chip incompatível, como resolver?

Chip incompatível, como resolver?

Os chips de celular são um pequeno cartão capaz de armazenar informações como um número vinculado e contatos de outras pessoas, além de ser o elo entre a rede e o aparelho celular que tornará possível o registro na rede e a captação de sinal de operadores telefônicas. Ainda que esses cartões sejam de mesmo tamanho e que não tenham limitação quanto ao tipo de aparelho para que possam ter utilizados, por vezes o próprio aparelho encontra dificuldades em reconhecer e captar sinal por meio do chip, de forma que não é possível utilizá-lo e o aparelho fica sem sinal. Problemas do tipo podem ser causados por alguns fatores, sendo todos de simples entendimento e por vezes também de simples resolução. Se você está com um problema do tipo e quer saber como resolver chip incompatível, leia esse artigo do umCOMO.

O que significa chip incompatível?

Visto que os chips servem para fazer a ponte entre um aparelho celular e a rede, permitindo que o sinal seja captado, um chip incompatível significa que existe algum impedimento na criação da conexão. Quando um celular não reconhece o chip, o problema pode estar tanto no chip quanto no aparelho que estamos tentando utilizar e até mesmo com a operadora que utilizamos.

Além de problemas técnicos com os aparelhos utilizados, também é possível que você esteja em um local sem cobertura da rede fornecida pela operadora do chip, quando isso ocorre, o chip não reconhece a rede já que ela está fora de acesso.

Se seu aparelho não está reconhecendo o chip, veja abaixo possíveis soluções e, se está mas ainda assim você não consegue acessar a rede, veja as soluções em: meu celular reconhece o chip mas não dá sinal, o que fazer?

Meu celular não reconhece o chip, o que fazer?

Os problemas que podem fazer com que tenhamos um chip incompatível são diversos e todos farão com que seu aparelho fique sem sinal. Quando temos um problema do tipo, primeiramente devemos desligar e ligar o celular, o que fará com que o aparelho tente se reconectar com a rede e que, apesar de parecer um procedimento simples, resolve grande parte das falhas de conexão.

Caso você já tenha tentado o procedimento citado acima e ainda assim o problema não tenha sido resolvido, veja abaixo quais são as causas e soluções para chip desconhecido.

Rede fora de alcance

A captação de sinal pelos aparelhos telefônicos depende de sua emissão e disponibilidade, o que pode ser complicado em locais isolados ou em outros com características peculiares como tubos subterrâneos de linhas metroviárias.

A única solução para o problema será se locomover com o aparelho celular para uma área na qual haja cobertura da rede que você deseja acessar.

Chip danificado

Ainda que os chips de celular possam ser utilizados por anos e anos sem que seja necessário trocá-los, pode ocorrer deles serem danificados e acabarem por não funcionar mais. O mais comum é que a danificação de chips ocorra caso tenhamos o costume de tirarmos o cartão do nosso aparelho com frequência, sendo algo mais difícil de acontecer em chips que ficam sempre no mesmo celular sem serem mexidos. Para saber se seu chip está com problema, coloque outro no celular de veja se o aparelho é capaz de captar sinal.

Caso seu chip esteja com problemas, existem duas soluções. A primeira é a mais simples e que consistirá em jogarmos fora o cartão e comprarmos um novo, entretanto, caso você precise manter o número de seu telefone, terá que optar pela segunda opção que é ir até um loja da operadora utilizada e pedir um novo chip com o mesmo número.

Celular danificado

São diversos os sistemas dentro de um celular dos quais dependemos para conseguirmos captar sinal de operadoras, sendo assim, também diversos são os problemas que podem ocorrer e fazer com que fiquemos sem sinal. Os principais locais onde que deveremos procurar defeitos para saber se nosso aparelho não está funcionando bem são a antena de recepção de sinal e o slot, que é o local onde colocamos o chip.

Para detectar problemas na antena de recepção, bastará colocar outro chip no aparelho e ver se você consegue captar sinal e, caso não consiga, é possível que o problema esteja justamente na recepção. Para saber se o problema do aparelho está no slot, tente colocar o chip em um outro slot caso seu celular comporte mais de um chip. Se você conseguir captar sinal alterando o chip de lugar, significa que o problema está lá e que você só conseguirá utilizar o aparelho utilizando um cartão.

Rede errada

Quando compramos um celular, suas configurações vêm programadas para que nosso aparelho procure uma rede de forma automática a partir do chip, de forma que o aparelho é capaz de encontrar a operadora certa e fornecer sinal assim que inserimos o cartão no slot correto. Quando o aparelho deixa de procurar a rede de forma automática, o que pode ocorrer por causa de atualizações ou mudanças repentinas nas configurações, o celular procurará a rede no local errado e não conseguirá captar sinal.

Para resolver o problema basta ir até as configurações de rede do seu aparelho e alterar novamente para a busca automática, o que garantirá que você também conseguirá captar sinal sem precisar alterar novamente configurações caso venha a trocar de chip no futuro.

Aparelho bloqueado

Quando compramos um celular pela loja de uma operadora telefônica, por vezes o aparelho adquirido vem bloqueado para ser utilizado unicamente com chips da operadora, o que significa que você não será capaz de mudar de operadora já que não será possível captar sinal de outras redes.

Ainda que esse problema ocorra, é muito simples resolvê-lo e bastará ir até uma das lojas da operadora da qual você comprou o celular e pedir o desbloqueio. Vale dizer que o procedimento é feito de forma gratuita e pode ser pedido a qualquer hora, independente de quanto tempo faz que você comprou o aparelho.

Caso seja o seu caso, veja como remover o chip do iPhone.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Chip incompatível, como resolver?, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.