As melhores IDES para programar

As melhores IDES para programar

Criar códigos extensos e que exigem muita lógica é uma tarefa muito cansativa, por isso as IDES de programação que são usadas nesse processo precisam auxiliar o programador o máximo possível quando o editor de texto comum não é suficiente. Existem várias IDES para programação, algumas dedicadas a uma linguagem específica e outras visam abranger o máximo de linguagens possíveis. Conheça no UmComo as melhores IDES para programar.

Passos a seguir:
1

IDES para variadas linguagens: inicialmente será comentado sobre as IDES que permitem programar em mais de uma linguagem. A lista de IDES não está organizada em ordem de qualidade. E todas aqui são gratuitas, ainda que algumas possam ter alguma restrição por serem gratuitas.

2

Kdevelop: Excelente IDE para programar, é grátis e de código aberto. Você pode usar o Kdevelop para programar em C++; Python; Php, entre outras. No momento o Kdevelop é feito para ser usado apenas no Linux, futuramente haverá uma versão para Windows.

3

Eclipse: Software multiplataforma e que permite a criação de códigos em várias linguagens. Eclipse é um software robusto e que permite a inserção de plugins para otimizar o seu desempenho e automatizar a inserção de sintaxes. Algumas das linguagens suportadas pelo Eclipse são: C; C++; Python; Java; Perl; PHP e muitas outras.

4

Aptana: Uma IDE poderosa e de código aberto. Software multiplataforma, funciona tanto no Windows quanto no Linux ou MAC. Pode ser baixada integralmente ou como um plugin para o Eclipe. Permite programação nas seguintes linguagens: HTML5; CSS3; JavaScript; Ruby; PHP e Python.

5

Squad: Por último, uma plataforma web que permite programar nas mais diversas linguagens. Ela é excelente para quem programa em time ou precisa testar algo de imediato mas não tem nada para programar instalado na máquina. Seu uso é gratuito desde que seja para 1 usuário, 3 colaboradores e com características de software básicas.

6

Agora as IDES para linguagens mais específicas.

7

PyDev: Um plugin para Eclipse para que se programe em Python. O Eclipse dispensa comentários pela sua qualidade. O plugin PyDev deixa o ambiente eclipse mais preparado para a programação em Python.

8

KomodoEdit: Uma IDE preparada para Python. O software é multiplataforma.

9

Code::Blocks: Software gratuito, multiplataforma e muito intuitivo para quem quer programar em C ou C++.

10

NetBeans: Outra IDE conhecidíssima no que se trata de C ou C++ e Java. Também é multiplataforma.

11

DevC++: Um software bem simples, porém bastante funcional e que cumpre bem o que se propõe a fazer: armazenar e compilar códigos em C ou C++.

12

Xcode: Software destinado ao MAC para programar em C ou C++.

13

Além das IDES, existem também os editores de texto, que em algumas situações se mostram muito mais práticos do que as pesadas e por vezes firulentas IDES. Vai do gosto de cada um. E você, o que prefere para programar?

Se pretende ler mais artigos parecidos a As melhores IDES para programar, recomendamos que entre na nossa categoria de Software.