As funções de um antivírus

As funções de um antivírus

Um antivírus é um programa cuja principal finalidade é a detecção, bloqueio e eliminação de vírus e outros códigos maliciosos. No entanto, dependendo do fabricante, este pode oferecer outros serviços adicionais muito interessantes para manter o computador protegido. Todo o mundo sabe que é importante ter um antivírus instalado no seu computador. Porém, queremos ir um passo além e aprendermos através do ITI, quais as tarefas que podem ser realizadas para manter o equipamento seguro.

Vai precisar de:
Passos a seguir:
1

Função corta-fogo: Faz barreira entre o computador e a Internet. Serve para controlar quem acessa a informação salva no equipamento e a informação que sai dele para o exterior.

2

Analisar direções site (URL's): Permite comprovar se uma direção de site vincula uma página que contém vírus ou se, pelo contrário, é segura.

3

Proteção do correio eletrônico: Característica que analisa os correios eletrônicos recebidos e enviados para verificar vírus. Normalmente incluem um filtro antispam para evitar que o «correio lixo» vá para a caixa de entrada e um filtro antiphishing para detectar tentativas de suplantação de páginas de confiança, bancos, administrações públicas, empresas de prestígio, etc.

4

Cópias de segurança: Função que permite realizar cópias de segurança dos documentos mais importantes armazenados no computador.

5

Você poderia pensar que quanto mais antivírus instalados melhor. Porém, esta é uma suposição errônea. Ter um antivírus instalado é suficiente. Este antivírus deve estar atualizado em todo momento para que detecte os últimos vírus que «circulam» pela Internet. De nada serve ter instalado um antivírus não atualizado há um ano, já que um vírus criado por um ciberdelinquente na semana passada poderia se instalar no seu computador tranquilamente sem que nem o antivírus nem o usuário percebessem.

Se pretende ler mais artigos parecidos a As funções de um antivírus, recomendamos que entre na nossa categoria de Software.

Conselhos
  • Muitas são as funcionalidades que oferecem. Cada um deve selecionar um antivírus e configurá-lo corretamente para aproveitar adequadamente todas as opções que proporcionam e assim proteger da maneira mais completa possível o equipamento.