A tela do meu celular ficou preta, o que fazer?

A tela do meu celular ficou preta, o que fazer?

Os aparelhos celulares estão cada vez mais modernos, nos permitindo realizar cada vez mais atividades tanto para facilitar nossos afazeres quanto aquelas que são apenas entretenimento e que tornam nosso dia a dia mais divertido. Apesar da evolução da tecnologia e todas as vantagens que isso nos traz, os aparelhos continuam sendo sujeitos a problemas que impedem seu uso e que surgem do nada, de forma que não fazemos ideia do que aconteceu e muito menos de como resolver a situação, como por exemplo, A tela do meu celular ficou preta, o que fazer? Você já se encontrou em uma situação do tipo? Explicamos o que fazer para solucionar neste artigo do umCOMO.

A tela do meu celular ficou preta

Para saber o que fazer quando a tela do celular fica preta primeiramente é necessário entender os motivos que inibiram o aparelho de conseguir acender. Por ser algo sensível com diversos mecanismos, os problemas em aparelhos celulares podem ser tanto físicos e envolver algum problema no hardware quando no sistema do aparelho, envolvendo o software. Veja abaixo as principais causas da tela preta no celular:

  • Display queimado;
  • Mau contato;
  • Problemas com a bateria;
  • Sistema operacional.

Como saber se o display do celular queimou

Quando a tela do celular queima, assim como quando o mesmo ocorre com uma lâmpada um ou eletrodoméstico, você se depara com o seguinte problema: o aparelho não funciona mais. Um display queimado não será capaz de receber energia e de transformá-la em luz, sendo assim, você não conseguirá ver o que deveria ser exibido mas conseguirá fazer outras coisas que independem da tela, fazendo com que consigamos perceber se algo queimou ou se o problema é outro.

Mas como saber se o display do celular queimou? Veja abaixo algumas dicas que te permitirão descobrir o que aconteceu.

  • Conecte o aparelho em um computador: quando um celular é conectado, o computador reconhece o dispositivo e te dará algumas opções como a de acessar arquivos. O procedimento só é possível se o aparelho estiver ligado, ou seja, se o problema estiver unicamente no display sem afetar outros funcionamentos.
  • Ligue ou envie uma mensagem para seu celular: se o aparelho não estiver no mudo ou estiver apenas vibrando, quando receber notificações ou uma ligação, será capaz de perceber se há ou não possibilidade de recebimento.
  • Exiba a tela do celular em outros local: existe a possibilidade de reproduzir a tela do celular em outro local de diversas forma e, caso você consiga atingir o objetivo, significará que a tela do aparelho efetivamente está com problema. A forma mais fácil de fazer isso é conectando o celular em um computador, entretanto, será necessário ter acesso à tela para ativar a reprodução, o que não é possível com uma tela queimada ou desativada. Para conseguir acessar celular com tela preta, utilize um projetor.

Caso você tenha tentado alguma das opções acima e percebido que o problema do aparelho não se encontra na tela, veja também o que fazer se meu celular não liga.

Mau contato

Deixei o aparelho cair e a tela do meu celular ficou preta, o que será que pode ter acontecido? Similar ao problema do display queimado, quando deixamos nosso celular cair ou sofrer qualquer outro tipo de acidente que envolva impacto, é possível que algo saia do lugar original e se desconecte, fazendo com que o mau contato na tela seja o fator que fará com que o celular funcione normalmente mas sem conseguir acender a tela.

Para descobrir se o problema se encontra na tela, você deverá seguir as dicas encontradas acima no apartado "Display queimado". As opções serão conectar o aparelho em um computador, ligar ou enviar uma mensagem para o celular ou então reproduzir a tela em outro local. Acima você encontrará informações mais detalhadas.

Caso o aparelho esteja com mau contato, será necessário levá-lo até uma assistência técnica autorizada para solucionar o problema.

Problemas com a bateria

As baterias de celular, assim como todas as outras, vão perdendo sua capacidade de reter energia e vão ficando cada vez mais fracas de forma que a durabilidade de carga cheia vai diminuindo. Em alguns aparelhos é possível observar a "saúde da bateria", ou seja, o quanto ela está conseguindo segurar carga em comparação com uma bateria nova, o que nos permite saber se já está na hora de trocá-la ou não. Além de uma bateria fraca, outro problema comum é o de utilizarmos uma nova que não seja original, o que pode dar tanto problema de incompatibilidade quanto de qualidade do produto, o que faz com que uma nova tenha muito menos capacidade de reter cagar do que uma original também nova.

Celular liga mas a tela não acende

Quando a bateria do aparelho está com problemas, é comum que chegue num ponto em que não seja nem ao menos possível ligar o aparelho ou mantê-lo acesso por muito tempo. Para descobrir se o problema do seu aparelho está na bateria de forma que o celular liga mas a tela não acende, a solução é colocá-lo para carregar e esperar um tempo, vendo se é possível mantê-lo aceso enquanto estiver recebendo carga.

Caso seu celular consiga ligar normalmente quando conectado a uma fonte de energia, a solução será adquirir uma bateria nova e trocá-la, além disso, veja o que fazer se o meu celular não carrega.

Sistema operacional

Quando o sistema operacional de um aparelho atualiza, em tese é para melhorar alguns funcionamentos e também para adicionar novas funções, entretanto, atualizações podem vir com problemas e causar as mais diversas consequências, como deixar o aparelho devagar ou então impedir que seja devidamente ligado.

Caso você tenha atualizado recentemente seu aparelho e ele deixou de ligar a tela, será necessário retornar às configurações de fábrica de forma que ele volta a funcionar normalmente com a versão do sistema que veio de fábrica, entretanto, para fazer isso é necessário mexer na tela do aparelho, o que não é possível se estiver apagada. Para resolver seu problema, será primeiramente necessário espalhar a tela do aparelho ou então levar até um técnico especializado. Em caso de reset, se você não lembra como acessá-lo, sugerimos a leitura do artigo 'Resetei meu celular e não lembro o e-mail, o que fazer?'.

Se pretende ler mais artigos parecidos a A tela do meu celular ficou preta, o que fazer?, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.