11 SEGREDOS para ser um YOUTUBER de sucesso - dicas práticas!

11 SEGREDOS para ser um YOUTUBER de sucesso - dicas práticas!

Para ser um bom youtuber você precisa confiar no seu taco, mas não é só isso. Existe uma série de fatores técnicos e estratégicos que explicam o sucesso de pessoas como Felipe Netto, Whindersson Nunes, Jout Jout, dentre outros grandes nomes que chegaram lá e hoje conseguem ganhar dinheiro com o YouTube. Para deixar o seu canal top, destrinchamos as principais técnicas da internet para um conteúdo perfeito em vídeo online e reunimos eles em 11 segredos para ser um youtuber de sucesso com dicas práticas do umCOMO.

1. Inspire-se com quem já chegou lá, mas seja original

Produza conteúdo original. Alguns conteúdos do youtube viralizam 'do nada' e de primeira pode parecer difícil entender o porquê. Mas a verdade é que todos eles têm algo em comum: originalidade. Seja um garotinho falando que mamilos são polêmicos (quem lembra), um (até então) fulano de óculos escuros metendo o pau na série Crepúsculo. Eles não tiveram medo de fazer aquilo que ninguém tinha feito ainda com uma ideia 'fora da caixinha'.

2. Se ligue nas tendências, tags e desafios

Ser original não significa que você precise ser o 'do contra'. É muito importante captar tendências e usá-las como recursos, o segredo é a forma como você vai apresentá-las e é aí que entram a criatividade e o talento. Fazer o desafio do balde de gelo é fácil, por exemplo, mas encontrar uma forma que faça você se destacar no meio dos outros é a chave.

Ideias para ter assuntos para canal no Youtube

  • 'Em alta': dê sempre uma espiada nos vídeos que estão bombando no Youtube na página inicial ao lado esquerdo onde está escrito 'em alta', Dali você consegue entender o que está na moda e usar como fonte de inspiração;
  • Participe de tags e desafios: eles são uma maneira divertida de chamar a atenção de outros usuários. Como comentamos, o segredo é apresentá-los de maneira criativa. Se você não sabe por onde começar, sugerimos a lista de 56 melhores ideias de desafios para youtubers;
  • Seja amigo do calendário: antes de fazer um vídeo, pense se ele pode estar relacionada com a época do ano que vem aí: frio, calor, festas típicas. Isso pode te ajudar a conseguir mais views por necessidades de estações e datas importantes;
  • Aquilo que só você sabe fazer: pode ser encostando a língua no cotovelo, aquela dica poderosa ou truque caseiro que você descobriu sozinho. Compartilhe suas especialidades, melhor ainda se elas servem para fazer a vida de outras pessoas melhor.

3. Temas para canal no YouTube: pense no seu público

É muito mais fácil ser autoridade em um nicho do que em aleatoriedades. Uma das dicas mais simples para não se perder na hora de ter ideias de temas para canal no YouTube é imaginando quem são as pessoas que vão assistir aos seus vídeos e o que elas podem gostar.

Um exercício simples é tratar todo esse público como uma pessoa só e avaliar o que ele pode gostar a partir de perguntas simples:

  1. Quantos anos têm o seu público?
  2. O que pessoas dessa idade gostam de fazer?
  3. Pelo que pessoas que gostam de fazer isso se interessam?

Assim você consegue temas mais facilmente e que têm mais probabilidade de conseguir mais visualizações.

Veja mais ideias de temas para canal no YouTube em: Mais de 200 ideias de perguntas para TAGs

4. Seja carismático, mas não seja forçado: seja você mesmo

Simpatia e carisma são o que levaram muitos youtubers à fama. No entanto, eles conseguiram isso justamente pela naturalidade da coisa e não por ficar imitando trejeitos e expressões de outros youtubers. Para começar, um sorriso sempre ajuda (às vezes isso nem é preciso se você quer ser um youtuber de minecraft, por exemplo), mas é essencial imprimir a sua essência no jeito em que você fala e interage com a câmera ou microfone. Se rolar uma insegurança, você pode conferir as dicas do artigo sobre como falar na frente das câmeras.

5. Menos é mais: não exagere no tempo do vídeo

É claro que alguns youtubers já têm autoridade suficiente para falar por minutos e mais minutos sem que ninguém se canse deles, assim como alguns assuntos para YouTube também exigem vídeos mais longos. Mas, se você está começando, tente não exagerar no tempo de vídeo. Lembre-se que tempo é vída e você precisa ser muito interessante para que alguém use 5 minutos do seu precioso tempo, que seja, para te escutar.

Como fazer um vídeo bom para o youtube em pouco tempo

  • Não se empolgue com a abertura: se ela for muito longa e chata as pesoas podem desistir do seu vídeo ali mesmo;
  • No começo do vídeo, resuma o assunto em poucas palavras e convença as pessoas de que elas precisam assistir até o final;
  • Pratique a arte do desapego na hora de editar e não tenha dó de deixar de fora partes que não são tão interessantes assim. Um bom youtuber consegue decidir o que realmente vale a pena estar no vídeo;
  • Quanto menor e mais útil for o vídeo, maiores as chances de sucesso.

Dica útil: saiba como editar vídeos no celular

6. Converse com o público e 'chame para a ação'

Como ter seguidores no YouTube? Aquela história de 'se inscreve aqui no canal e deixe um joinha' não é balela, na verdade este é um recurso básico de marketing que é conhecido como 'call to action'. Resumindo, se você quer ajudar dos seu público, você precisa pedir. Afinal, uma pessoa que pede ajuda tem muito mais chances de conseguir do que a pessoa que não fala nada. A pessoa que pede ajuda e explica o porquê tem mais chances ainda.

Como ter seguidores no YouTube sem comprar

Não seja tímido em pedir o apoio da sua audiência, mas faça isso com toda a educação e sinceridade que faria se fosse pedir algo emprestado a um amigo.

7. Equipamentos para ser um youtuber: conteúdo importa mais do que qualidade

Antes de se preocupar com a alta definição que poderia ter o seu vídeo, saiba que o conteúdo do vídeo é o que importa em primeiro lugar. É claro que a qualidade das imagens é um fator que te destaca da concorrência e deixa o vídeo mais agradável. Mas de pouco adiantar ter uma super câmera se o vídeo não é interessa.

Na hora de investir nos equipamentos, saiba que tão importante quanto a câmera é o microfone. Em alguns vídeo o áudio é mais significativo do que as imagens e vice-versa. Na hora de gravar, tenha certeza de que a qualidade não está comprometendo a informação que você quer passar.

Um celular com uma câmera decente e captação de áudio podem ser mais do que suficientes para ser um youtuber de sucesso, mas se você deseja investir, considere alguns deste equipamentos para ser um youtuber:

  • Câmera ou celular que filme em alta definição preferencialmente com entradas para microfone;
  • Microfone que se conecte ao celular ou câmera;
  • Tripé ou suporte (na falta de um, veja como improvisar um suporte para celular);
  • Rebatedor de luz: a luz boa nos vídeos faz a diferença e pode ser alcançada com um simples rebatedor. Veja como fazer um rebatedor;
  • Editor de vídeos: pode ser um app ou programa mais avançado, mas eles são essenciais para que você consiga cortar os erros de gravação e montar uma sequência com as partes do vídeo que realmente importam.

8. Não despreze o título e a descrição

Um dos critérios dos resultados das buscas no Youtube é avaliar um conjunto de medidas conhecidas como SEO ou otimização de motores de buscas. Ao pé da letra, isso significa que na hora de criar um título parao seu vídeo no YouTube, você precisa pensar em como é que as pessoas costumam procurar por isso na internet. A caixinha de procura do próprio Youtube costuma dar boas dicas. Mas nada mais simples do que você mesmo pensar como é que costuma procurar pelas coisas na internet, a resposta está aí.

Ao mesmo tempo, é preciso 'vender o seu vídeo' também. Para isso, insira palavras que possam chamar a atenção do seu público mas jamais minta no título com algo que você não vai cumprir durante o vídeo. Isso gera rejeição.

Já a descrição é a oportunidade que você tem para usar palavras-chaves que não pode usar o título e que também estão relacionadas com o vídeo. Utilize essas mesmas keywords no campo de preenchimento do Youtube que é específico para isso.

Títulos mais procurados no YouTube: 3 dicas essenciais para conseguir um

  1. Título útil que as pessoas procurariam e que ao mesmo tempo dê vontade de clicar
  2. Descrição com palavras chaves relacionadas ao assunto do vídeo e do canal;
  3. Preencha as palavras chaves com tudo aquilo que esteja relacionado ao seu vídeo.

9. Tenha um ritmo de postagens

Se você postou um vídeo que fez sucesso, é provável que os seus seguidores estejam esperando por mais coisas assim. Mesmo que você esteja começando, ter uma frequência ajuda a fidelizar os seus seguidores e gera uma expectativa boa. Afinal de contas, de nada adianta as pessoas te seguirem se você não posta vídeos novos.

Para conseguir esse ritmo, estabeleça um objetivo de acordo com a sua rotina e tempo para se dedicar ao YouTube: semanalmente, quinzenalmente, mensalmente, preferencialmente com um dia fixo para que os seus seguidores saibam quando terão vídeos novos.

10. Interaja com outros canais

Interação e spam não são a mesma coisa. Existem muitos mais chances de outras pessoas chegarem até o seu canal por causa de algum comentário interessante que você fez do que sair publicando links descontextualizados por aí. Seja pertinente nos comentários de uma maneira com que as outras pessoas fiquem curiosa em saber quem é este ótimo comentarista.

Outra forma de gerar interação e engajamento, se você conhece outros youtubers é fazendo participações e também convidando-os para fazer parte de vídeos no seu canal. Assim, todo mudo sai ganhando.

11. Preste atenção aos comentários, mas nem tanto

Falando em comentários, os positivos e negativos são sempre um ótimo reflexo sobre como anda o seu trabalho e sobre o que as pessoas querem ver. A partir de muitos deles você consegue saber qual é o seu público, o que eles querem ver e onde você pode melhorar.

Sempre que possível responda aos comentários e agradeça pelas sugestões e críticas construtivas.

Mesmo assim, lembre-se que os haters estão por toda a parte e você não pode se deixar abalar por qualquer comentário maldoso ou negativo. A principal virtude dos youtubers de sucesso foi não ter medo de se expor na internet e enfrentar a repercussão positiva e negativa. Quanto mais sucesso, mais gente julgando o seu trabalho e você não pode se deixar abalar por isso.

Dentre todos os segredos para ser um youtuber de sucesso, o principal deles é acreditar em você mesmo e não ligar tanto para que os outros vão pensar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 11 SEGREDOS para ser um YOUTUBER de sucesso - dicas práticas!, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.