Perigos dos celulares

O que fazer se meu celular se molhar

O que fazer se meu celular se molhar
Imagem: phone-fix.com

Logicamente, se você chegou a este artigo é porque, lamentavelmente, seu celular sofreu um pequeno acidente e quer ter certeza de que pode recuperá-lo e fazer com que funcione novamente. Antes de mais nada, fique tranquilo! Você não imagina a quantidade de vezes que algo similar aconteceu com milhares de pessoas, no entanto algumas soluções caseiras podem ajudar você a reduzir os danos e a conseguir que seu dispositivo funcione novamente. Em umComo.com.br explicamos a você o que fazer se seu celular se molhar.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu celular está desbloqueado
Passos a seguir:
1

O primeiro e mais lógico é tirar seu celular da água ou afastá-lo por completo da umidade que causou o estrago. Se um celular se molhar e não desligar, é fundamental secá-lo bem pois caso contrário poderia produzir um curto-circuito que pode acabar queimando o dispositivo e deixando você sem opções.

2

Sabemos que está desesperado, mas depois de um celular se molhar NÃO DEVE ligá-lo até que não esteja bem seco, pois como explicamos no passo anterior poderia causar um dano maior.

Ao invés disso, desmonte-o por completo tirando a tampa, a bateria, o cartão SIM e o cartão de memória se tiver. Seque tudo muito bem com um pano para retirar o excesso de líquido.

3

Depois recorra ao truque clássico para salvar um celular molhado: coloque todas as partes em um pote cheio de arroz até cobrir tudo. Este cereal é um grande aliado para absorver a umidade e ajudar o seu celular a secar efetivamente.

Deverá deixá-lo ali por 24 horas. Depois disso, coloque o cartão SIM e a bateria e tente ligá-lo; se não conseguir, coloque de novo no arroz durante mais 24 horas.

4

Caso seu celular não funcione depois de 48 horas dentro do arroz, então deverá levá-lo ao serviço técnico para uma revisão. Explique claramente o que aconteceu, deste modo poderão resolver o problema de forma rápida e eficiente.

Além disso é bom lembrar que os celulares novos possuem dentro um adesivo que ao entrar em contato com a água muda de cor, assim o fabricante ou os técnicos saberão que o telefone não foi cuidado adequadamente, perdendo a garantia. Por isso não dar este "detalhe" na hora de levar o celular ao serviço técnico não resultará muito bem.

5

Se seu celular se molhar você nunca deve:

  • Secá-lo com o secador, pois o calor também poderia danificar de forma definitiva os componentes do aparelho. Também não convém usar um ventilador.
  • Agitá-lo enquanto seca, já que a água poderia afetar outros componentes que antes não tinha tocado.
  • Colocá-lo no microondas para secar, isto simplesmente não faz sentido e além do mais é perigoso.
  • Ligar o celular para carregá-lo, poderia se electrocutar ou causar uma descarga elétrica perigosa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se meu celular se molhar, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Mikael
estou fazendo isso com o meu a72, ele é a prova d água mas já tem 1 ano e meio de uso, hoje eu apenas fui tirar uma foto dentro da piscina, e quando fui ver o celular já não ligava mais... Minha dica é, nunca confie em celulares que se dizem a prova d água, pode ser no começo, mas depois de um tempo ele não consegue sustentar mais.
Imagem: phone-fix.com
O que fazer se meu celular se molhar