Teclados

Como usar o teclado de meu computador

Como usar o teclado de meu computador

O teclado é o principal elemento que usamos para nos comunicar com o computador. Ele é composto por diversas teclas com usos variados. Serve para representar letras, números, símbolos, etc. mas também tem outra série de funções que aprenderemos a usar graças a este artigo de umComo.com.br.

Vai precisar de:
  • Computador
  • Teclado
Também lhe pode interessar: Como limpar o teclado

Índice

  1. Introduzir letras, números, caracteres ortográficos
  2. Confirmar e cancelar
  3. Barra de espaço, tabulação, alt gr
  4. Apagar e voltar um espaço
  5. Atalhos no teclado

Introduzir letras, números, caracteres ortográficos

São sem dúvida as teclas mais fáceis de usar em um teclado. Devemos pressionar cada letra que desejamos e igualmente os números, o ponto, a vírgula e o hífen. Mas uma dúvida surge. Como pôr as letras em maiúscula? Há duas maneiras de usar as letras maiúsculas: há a tecla chamada CAPS LOCK (pode ter variações conforme o idioma). Bastará dar um toque de dedo para ativá-la, um novo toque de dedo para desativá-la. Quando está ativada, sobre a mesma tecla costumamos ver uma luz verde indicadora. Com esta tecla ativada, cada letra que pressionamos, será visualizada em maiúscula.

Mas habitualmente só usamos maiúscula muito de vez em quando, de modo que podemos pressionar com um dedo SHIFT (uma seta cheia apontando para cima, e em alguns teclados chama-se Maiúsc.) e pressionar em seguida, a tecla da letra que queremos pôr em maiúscula. Mas a tecla shift tem outros usos muito interessantes e que precisamos saber. Quando olhamos para o teclado, observamos que há teclas que só possuem um caractere, outras que possuem 2 caracteres e outras com 3 caracteres. Se mantemos a tecla shift pressionada pressionamos uma tecla que tenha 2 ou 3 caracteres, conseguiremos marcar o caractere da parte superior. Isto permitirá marcar caracteres indispensáveis como são $, %, ", *, etc.

Como usar o teclado de meu computador - Introduzir letras, números, caracteres ortográficos

Confirmar e cancelar

Agora citaremos duas teclas fundamentais que costumamos usar muito. De um lado está a tecla ESCAPE, situada no canto superior esquerdo. O nome desta tecla lembra o termo escapar e basicamente esse é seu uso, nos fazer escapar ou sair dos menus, janelas, voltar ações que tínhamos iniciado, etc. Em qualquer situação, cancelamos a ação ao pressionar a tecla escape.

Do outro lado está a tecla oposta a escapar ou cancelar, ou seja, a de confirmação que é a tecla ENTER. Com ela, confirmamos as ordens para o computador. Todas as telas, menus, sequências precisam da ativação da tecla ENTER (enter nos teclados ingleses ou é representado com este simbolo: ?) (equivale ao clique do rato).

Como usar o teclado de meu computador - Confirmar e cancelar

Barra de espaço, tabulação, alt gr

A seguir, descrevemos outras teclas indispensáveis para usar o computador atualmente. Uma delas é a barra de espaço, uma tecla de grande longitude que está na parte inferior do teclado. Cada vez que pressionamos essa tecla, geramos um espaço entre as palavras que escrevemos.

Outra tecla que gera espaços é a tecla tabulação. Está na parte esquerda do teclado. Podemos chamá-la TAB ou representá-la mediante 2 setas apontando uma para a esquerda e a outra para a direita. A tecla tabulação gera saltos, espaços grandes ou muda de um bloco a outro bloco em formulários.

À direita da barra de espaço está a tecla Alt Gr. Esta tecla permite selecionar o terceiro símbolo das teclas onde há 3 caracteres, o que aparece abaixo à direita. O símbolo mais relevante que podemos conseguir pulsando alt gr mais sua tecla correspondente é o símbolo da arroba (@). Outros símbolos relevantes que conseguimos com a ajuda da tecla alt gr são o euro (EUR) ou o sustenido (#).

Como usar o teclado de meu computador - Barra de espaço, tabulação, alt gr

Apagar e voltar um espaço

O processo contrário ao de inserir caracteres, palavras,etc... é deletá-los. Conseguimos isso com a tecla delete (delete em inglês, DEL na forma abreviada). Também podemos eliminar caracteres com a tecla back space (retrocesso).

Como usar o teclado de meu computador - Apagar e voltar um espaço

Atalhos no teclado

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar o teclado de meu computador, recomendamos que entre na nossa categoria de Computadores.

Conselhos
  • Vimos uma pequena relação de teclas e seus usos básicos. Se você quer saber mais sobre como usar o teclado, entre em contato ou pergunte sobre qualquer dúvida neste mesmo artigo de umComo.com.br.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Kátia Ornelas
Boa noite,
Gostaria de saber se tem como usar uma outra forma para aparecer a barra / sem que clicar no próprio teclado que tem a barra. Obrigada.
JOAQUIM FULANA
PECO AJUDA QUANTO A ISSO
BRUNA
EU QUERO SABER SE EXISTE UMA TECLA CHAMADA CONFERE
1 de 5
Como usar o teclado de meu computador