PARTILHAR

Como saber se a minha TV é Smart TV

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 20 fevereiro 2018
Como saber se a minha TV é Smart TV

Os aparelhos televisores que se conectam a internet possuem uma série de funções e, por isso, são muito procurados por quem deseja comprar uma nova TV. Porém, visualmente se assemelham muito às televisões convencionais. Por isso, se você tem dúvidas sobre como saber se a minha TV é Smart TV, veja as dicas que o umComo.com.br tem a respeito do assunto e que vão ajudar você a fazer a distinção correta.

Também lhe pode interessar: Quais as vantagens de uma smart TV
Passos a seguir:
1

Para saber se a minha TV é Smart TV existe uma característica que é o seu grande diferencial, a televisão se conectar a internet. Se existe essa funcionalidade, então, trata-se de uma Smart TV. No entanto, isso pode ser feito de uma série de maneiras, já que uma Smart TV possui diferentes níveis de conectividade. Isso significa que a televisão pode ser conectada diretamente a internet ou a dispositivos multimídia que possuem conectividade com a web.

Como saber se a minha TV é Smart TV - Passo 1
2

Para que a Smart TV funcione com todo o seu potencial, entretanto, é preciso que você já tenha contratado um serviço de internet em sua residência. Para que seja feita a conexão propriamente dita entre a internet e a TV existem três tecnologias diferentes. A primeira delas é no caso da Smart TV contar com Wi-Fi Integrado, sendo que para esse modelo basta ligar o aparelho, pois ele já possui um adaptador que capta o sinal Wi-Fi da sua casa. Esses modelos de Smart TV são os mais práticos, mas também os mais caros.

3

A Smart TV pode contar ainda com Wi-Fi Ready, também conhecido como suporte para Wi-Fi. Nesse caso, o aparelho precisa de um adaptador para receber o sinal da internet sem fio que já existe em sua casa. O acessório que permite a conexão e se chama dongle faz uso de uma porta USB para se conectar a televisão. Antes de comprar o adaptador, confira se ele não vem junto com a TV, pois alguns fabricantes o entregam junto ao produto. Por fim, o terceiro modelo de Smart TV oferece a conexão por meio da LAN (cabo RJ45), sendo essa a tecnologia pioneira em termos de conectividade. Ela permite a conexão à rede através de um cabo diretamente ligado ao modem, como funciona com um computador.

4

Além de ter conexão com a internet, para saber se o seu aparelho se trata de uma Smart TV, é preciso ainda que ela possa interagir com variados dispositivos. Nesse caso, a conexão pode se dar por fio, através de cabos USB, HDMI ou MHL, ou sem fio, a partir de tecnologias como DLNA, NFC e Bluetooth. Desse modo, a sua televisão pode se conectar a aparelhos como tablet, smartphone, Blu-Ray Player e outros. Outra característica recentemente adicionada às Smarts TVs é a existência de webcam.

Como saber se a minha TV é Smart TV - Passo 4
5

Com todas essas funcionalidades, quem tem uma Smart TV pode acessar aplicativos exclusivos da marca do televisor, sites de seus parceiros e mesmo desfrutar das facilidades de um navegador próprio, da mesma forma que é possível fazer em computadores, laptops e notebook. Essas opções dependem da marca do aparelho, sendo que a todos eles é comum a opção de locar virtualmente filmes, séries e demais conteúdos, bem como usufruir do serviço chamado on demand.

Dica: Acesse também e esclareça a dúvida - IPTV é legal?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se a minha TV é Smart TV, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
joao
Bom eu queria saber , eu fiz uma contra na minha TV em outra TV , porem fiz a troca porque na tela inicial aparecia que a TV era uma SMART TV hoje fui a loja e o vendedor me falo q não era SMART mais eu consigo se conectar a internet via cabo , e ela tem as MESMA FUNÇOES DE UMA TV SMART , O QUE PODE SER ISSO
A sua avaliação:
leticia
eu conectei meu monitor na minha tv para ter internet ligou direito mais o google só abre ,eu aperto na tv ele abre no computador alguem me ajuda por favor
Como saber se a minha TV é Smart TV
1 de 3
Como saber se a minha TV é Smart TV

Voltar ao topo da página ↑