Mudar um mouse

Como saber o DPI do mouse

Como saber o DPI do mouse

Atualmente todos nós utilizamos o mouse para trabalhar e jogar no computador, entre outras funções, mas nem sempre foi assim. Nos primeiros computadores não existiam mouses, era tudo feito no teclado através das linhas de comando, por isso se pode dizer que o mouse veio ter um papel determinante na massificação dos computadores e também nas ferramentas que utilizamos e os jogos que jogamos. Tanto que, de modelos de um botão temos agora modelos de mouse super tecnológicos e todos com funções diferentes designadas pelo usuário. Com o tempo eles se foram tornando mais rápidos atingindo vários pontos por polegada, o chamado DPI (dots per inch), e conforme a sua utilização é necessário saber se temos o mouse certo para o trabalho ou games, por exemplo. Por isso neste artigo do umCOMO vamos explicar como saber o DPI do mouse para que não fique para trás quando precisa de velocidade.

Também lhe pode interessar: Como conectar um mouse sem fio

Índice

  1. Como saber quantos DPI tem meu mouse
  2. Alterar DPI - Windows
  3. Como escolher um bom mouse gamer

Como saber quantos DPI tem meu mouse

Como saber o DPI do mouse? Algumas marcas de fabricantes de mouses colocam o valor do DPI do mesmo por baixo do mouse, normalmente num adesivo. Contudo, não é certo que esse valor do DPI esteja sempre aí. Mas não custa nada dar uma verificação, já que se estiver acaba por poupar o tempo de pesquisa.

Programa para ver DPI do mouse

Outra maneira de saber o DPI do seu mouse é através do software, isto é, um programa para saber DPI do mouse a partir das drivers que o acompanham. Se o seu mouse for de alta performance, nomeadamente especializado para jogos multiplayer muito provavelmente é aí que encontrará o valor do DPI. Basta abrir o software que acompanha o mouse e confirmar as definições, em alguns casos é possível alterar o DPI conforme as necessidades, isto é, como por exemplo "como colocar 400 DPI no mouse".

Se você não achar o software, entre no site do fabricante e faça o download. Em geral, os softwares de mouse dão a opção tanto de mudar o cursor quanto colocar a DPI no valor desejado. Fique atento porque cada fabricante terá sua peculiaridade no que diz respeito à alteração da DPI, ou seja, nem todo mouse será igual.

No caso da marca Redragon, por exemplo, é possível fazer um teste de DPI do mouse no próprio site, clicando aqui. Para além disso, uma opção de aplicativo para saber o DPI do mouse como também programa para alterar DPI do mouse é o software Mouse Speed Switcher, disponível para o sistema operacional Windows. Você pode fazer download clicando aqui.

DPI do mouse - maneiras de descobrir

Outra forma de saber o DPI de um mouse é consultando o site do fabricante. Chegando no site procure pelo modelo do seu mouse, e consulte as especificações do mesmo - lá você deverá encontrar todas as informações relativas ao mouse, assim como o seu DPI.

Como saber o DPI do mouse - Como saber quantos DPI tem meu mouse

Alterar DPI - Windows

É possível aumentar a precisão e a velocidade do seu mouse simplesmente usando algumas configurações básicas do Windows. Siga o passo a passo:

  1. Acesse o Painel de Controle;
  2. Vá em Hardware e Sons;
  3. Abra a opção Mouse e vá até Alterar suas configurações do mouse > Opções adicionais de mouse > Propriedades de Mouse > Opções de ponteiro.
  4. Se deseja que o mouse fique mais rápido, selecione uma velocidade mais próxima do "Rápida". Lembre-se também de marcar a caixa de seleção "Aprimorar precisão do ponteiro".

Pronto! Essa é uma fórmula relativamente simples de configurar a DPI do mouse. Se for do seu interesse, leia também nossos artigos sobre Como conectar um mouse sem fio e Como conectar um mouse sem fio.

Como escolher um bom mouse gamer

Sabemos que para querer ajustar a DPI do seu mouse é porque você provavelmente joga algum jogo online e deseja ter mais rapidez e precisão contra seus adversários. De acordo com uma pesquisa feita pela Pesquisa Game Brasil e divulgada no portal Drops de Jogos[1], no ano de 2020 mais de 70% dos brasileiros afirmaram jogar algum online game. Por isso, mouses, teclados e cadeiras específicas para gamers estão se tornando cada vez mais populares por aqui.

O que você deve levar em conta ao comprar um mouse gamer?

Para além dos aspectos estéticos, como um design irreverente e luzes coloridas, um bom mouse gamer deve ter as seguintes características:

  • Excelente sensor óptico que permita ao jogador fazer movimentos rápidos e precisos;
  • Possibilidade de customização, como por exemplo alterando a DPI.

Você também deve levar em consideração a maneira como pega o mouse para saber qual tem o tamanho e a largura adequados para te dar a melhor jogabilidade possível. Mouses grandes e largos são bons para aqueles que deixam a mão como um todo apoiada no aparelho, por exemplo.

Um mouse com um pequeno teclado acoplado pode ser bom e útil para quem joga jogos multijogadores massivos online, os chamados MMO (como os muito populares World of Warcraft e League of Legends), já que os botões dão acesso mais fácil a habilidades úteis no jogo.

Enfim, o mais importante é que você não precisa que seu mouse pisque em todas as cores do arco-íris para ser um bom jogador: um sensor óptico de qualidade e a possibilidade de ajustar a DPI para as suas necessidades em cada jogo são os aspectos mais importantes a se ter em mente.

Como agora você já sabe ajustar a DPI do mouse e tem uma ideia geral de como escolher o melhor mouse para games, boa sorte e bom jogo!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber o DPI do mouse, recomendamos que entre na nossa categoria de Computadores.

Referências
  1. DROPS DE JOGOS. Segundo pesquisa brasileira nacional, 73,4% dos brasileiros jogam games. Disponível em: <https://dropsdejogos.uai.com.br/noticias/industria/segundo-pesquisa-brasileira-nacional-734-dos-brasileiros-jogam-games/.>. Publicado em 04 de junho de 2020. Acesso em 28 de janeiro de 2021.
Bibliografia
  • MARTIN, Jim. How to check mouse DPI. TechAdvisor. Disponível em: <https://www.techadvisor.co.uk/how-to/pc-peripheral/how-check-mouse-dpi-3679433/>. Publicado em 22 de junho de 2018. Acesso em 28 de janeiro de 2021.
  • Microsoft. Como alterar a sensibilidade do mouse (DPI). Disponível em: <vhttps://support.microsoft.com/pt-br/topic/como-alterar-a-sensibilidade-do-mouse-dpi-11c0e36c-e348-526b-fdde-80c5d41f606f#:~:text=DPI%20%C3%A9%20o%20padr%C3%A3o%20usado,jogo%20ou%20edi%C3%A7%C3%A3o%20de%20fotos.>. Acesso em 28 de janeiro de 2021.
  • CRIDER, Michael. How to Choose the Right Gaming Mouse. How-to Geek. Disponível em: <https://www.howtogeek.com/296949/how-to-choose-the-right-gaming-mouse/#:~:text=But%20generally%20speaking%2C%20any%20gaming,some%20degree%20of%20user%20customization.>. Publicado em 09 de março de 2017. Acesso em 28 de janeiro de 2021.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Messi
Não entendi nada, queria saber QUAL DPI ESTOU USANDO NESTE EXATO MOMENTO
A sua avaliação:
joao v
obrigado ajudou muito
A sua avaliação:
aloisio
eu quero saber a dpi do mouse
1 de 2
Como saber o DPI do mouse