Conectar-se à internet por wifi

Como proteger uma rede WiFi

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 19 dezembro 2017
Como proteger uma rede WiFi
Imagem: ul.comp.ru.

Apesar de que o uso cada vez mais comum das redes WiFi tenha feito as pessoas perderem o medo da falta de segurança, a verdade é que não devemos baixar a guarda na hora de transmitir dados sensíveis através do ar, que na verdade, que é o meio que permite esta tecnologia. Para oferecer a você um pouco mais de segurança neste aspecto, em umComo.com.br damos uma série de conselhos sobre como proteger uma rede WiFi.

Também lhe pode interessar: Como configurar uma rede WiFi
Passos a seguir:
1

Entre as formas mais fortes de proteger uma rede WiFi está a autentificação encriptada com WPA e WPA2. O único problema que encontramos com este método, é que os dispositivos sem fio mais antigos não permitem estabelecer senhas deste tipo.

2

Outra alternativa para proteger uma rede WiFi é a autentificação encriptada mediante WEP, uma opção possível caso seu equipamento não permita a você a solução anterior. Como dissemos, seria um plano B caso não possa estabelecer senhas WPA e WPA2.

3

Outro método que não é muito forte para proteger sua rede wifi: através do endereço MAC. Neste caso, você simplesmente permite que só tenham acesso à sua rede sem fio os computadores que tenham alguns determinados endereços MAC, que terá que estabelecer previamente.

4

Também existe a possibilidade de proteger uma rede WiFi com uma espécie de senha de acesso. Esta tecnologia chama-se Wifi Protected Setup. Trata-se de autorizar a entrada à rede WiFi com um código numérico de 4 ou 8 números ou através de um botão físico, que teria que apertar para poder entrar.

5

A seguinte opção para proteger uma rede WiFi não é muito segura, mas em qualquer caso é bom conhecê-la. Trata-se de desativar a difusão pública do SSID, isto é, do nome da rede WiFi, portanto só as pessoas que a conhecem podem se conectar a ela. Em qualquer caso, o mais recomendável é sempre trocar o nome que a companhia telefônica colocou na rede WiFi.

6

Como você pode ver, existem muitas opções para proteger sua rede WiFi. Nossa recomendação é que use alguma delas, pois de outra forma seus dados estarão ao alcance de qualquer pessoa que tenha conhecimentos técnicos mínimos e a intenção de se aproveitar.

Confira: Nomes para WiFi - Ideias legais e engraçadas

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como proteger uma rede WiFi, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: ul.comp.ru.
Como proteger uma rede WiFi