Guardar arquivos PDF

Como proteger um arquivo pdf

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como proteger um arquivo pdf
Imagem: eulisesavila.com

Muitas vezes criamos arquivos pdf que não queremos que ninguém possa editar, copiar ou inclusive imprimir. Mas como conseguir isso se você quer permitir que os usuários possam abri-lo sem problema? Basta protegê-lo contra cópia, edição e impressão, algo que, felizmente, é muito fácil. Pode fazê-lo com o software original do Adobe, mas também é possível utilizando software livre e gratuito. Como se faz? Em umComo.com.br contamos a você como proteger um arquivo pdf.

Também lhe pode interessar: Como traduzir um arquivo PDF
Passos a seguir:
1

Uma das melhores opções para proteger um pdf é fazê-lo com OpenOffice, a versão grátis da Suite Office da Microsoft. Pode descarregá-lo de forma gratuita em: http://www.openoffice.org/download/index.html. Escolha sua versão, descarregue e instale-a seguindo as instruções.

Como proteger um arquivo pdf - Passo 1
2

Abra o OpenOffice. Vá a Arquivo > Abrir e abra o arquivo que quer proteger. Pode já estar em formato PDF ou ser ainda um arquivo de texto.

3

Clique em Arquivo > Exportar em formato PDF. Se abrirá uma janela de Opções PDF. Vá à aba "Segurança".

4

Verá que na parte de baixo da aba "Segurança" aparecem várias opções para limitar as permissões do PDF, mas que não se podem mudar. Para isso deve estabelecer antes uma senha. Clique em "Estabelecer senhas".

5

A primeira senha é para que só possam abrir o arquivo as pessoas com a chave. A segunda, a que nos interessa, para que só possam realizar modificações as pessoas que conheçam esse código. Introduza uma senha, confirme, e clique em "Aceitar".

6

Agora já pode editar e configurar as permissões. Ponha-os à sua maneira e clique em "Exportar".

7

Introduza o nome do arquivo que quer para o PDF protegido e clique em "Guardar". Já acabou! Agora se quiser, pode abrir o PDF para comprovar que se quiser copiar, editar ou imprimir, vai pedir uma senha. E se quiser saber como desproteger um PDF, neste artigo explicamos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como proteger um arquivo pdf, recomendamos que entre na nossa categoria de Software.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: eulisesavila.com
1 de 2
Como proteger um arquivo pdf