Editar documentos de Word

Como não contar a primeira página no word

Carla Fernandes
Por Carla Fernandes. Atualizado: 8 novembro 2019
Como não contar a primeira página no word

Por vezes você quer fazer uma capa para o seu documento e não quer que a primeira página apresente numeração, e não consegue? Se inserir uma página de título ou de rosto a segunda página irá ter automaticamente o número 2. Por isso, essa não é a maneira para contornar a problema. É muito fácil e só precisa de saber como funcionam as opções para fazer isso. Você vai precisar de separar a primeira página do resto do conteúdo e dar um valor inicial. Confira este artigo do umComo onde lhe explicamos como não contar a primeira página no word.

Também lhe pode interessar: Como contar palavras no Word

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar abra o Microsoft Word e crie um novo documento em branco.

Como não contar a primeira página no word - Passo 1
2

Coloque o cursor no final da primeira página e no menu superior vá a "Layout da página", "Quebras" e em Quebras de seção selecione a opção de "Próxima Página".

Como não contar a primeira página no word - Passo 2
3

Agora clique duas vezes seguidas na área do cabeçalho ou rodapé. E irá abrir um guia das Ferramentas de cabeçalho e rodapé.

Como não contar a primeira página no word - Passo 3
4

Nesse guia, desmarque a opção "Unir ao anterior" para que o rodapé ou o cabeçalho desta seção não seja igual ao da seção anterior. Se pretende o mesmo cabeçalho em ambas as folhas, não desvincule o cabeçalho.

Dica: Os cabeçalhos e rodapés são vinculados em separado, ou seja, desvincule apenas uma das partes da folha, o cabeçalho ou o rodapé, dependendo de onde o vai querer meter o número da página.

Como não contar a primeira página no word - Passo 4
5

Continuando na mesma guia de Ferramentas de cabeçalho e rodapé, do lado esquerdo encontra uma opção de "Números das página", e no menu suspenso escolha o local onde vai querer a numeração e o estilo que pretende (alinha à direita, esquerda, centro, com motivos ou formas).

Como não contar a primeira página no word - Passo 5
6

Para formatar o número, vá novamente ao menu de "Números da página" mas escolha agora a opção "Formatar números da página", irá aparecer uma caixa de diálogo no seu ecrã. Nesta nova janela em "Iniciar em" você vai definir em que número irá começar a numerar, ou seja, o que irá aparecer nessa folha. Poderá alterar este valor sempre que quiser. Neste caso digitamos o número 1. Caso você não especifique o word atribui automaticamente o número da página atual.

Como não contar a primeira página no word - Passo 6
7

Por fim, clique em "Fechar Cabeçalho e rodapé" no menu acima ou duas vezes fora da área dos mesmos.

Como não contar a primeira página no word - Passo 7
8

Como você viu, é bem fácil fazer o Word não contar a primeira página do documento. Pensamos que também lhe podem ser uteis aprender outros truques do Word:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como não contar a primeira página no word, recomendamos que entre na nossa categoria de Software.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 8
Como não contar a primeira página no word