Software de Vídeo Outros

Como editar videos no celular

Márcio Menino
Por Márcio Menino. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como editar videos no celular

Com o avançar da ciência e da tecnologia os celulares têm vindo a se desenvolver ao ponto de não servirem apenas para receber e enviar chamadas/mensagens. Hoje em dia temos dispositivos capazes de fotografar e filmar como se fossem autênticas máquinas profissionais. Agora resta saber como editar videos no celular, aqui no umComo nós explicamos.

Também lhe pode interessar: Como tirar foto de vídeo

Índice

  1. Descarregue o Aplicativo
  2. Iniciando o projeto de editar vídeos no celular
  3. Editando o vídeo no celular
  4. Adicionando texto, gravação e áudio
  5. A opção Android para editar vídeo no celular

Descarregue o Aplicativo

Para proceder à edição de videos que tenha no celular você precisa ter determinados aplicativos, no iPhone muitos utilizam o iMovie, no Android tem outros aplicativos como por exemplo o Estúdio de Filmes e o Videoshow. Ambos os aplicativos permitem a edição quase completa com montagem de clipes, texto e áudio. Por isso pode fazer a descarga desses aplicativos e começar a editar os seus videos. Atenção que para alguns dispositivos o iMovie é pago.

Iniciando o projeto de editar vídeos no celular

Agora que já temos o aplicativo vamos começar a editar vídeos no nosso celular. Pegando no iMovie, ele é um aplicativo bastante simples de utilizar que embora em alguns casos seja em inglês acaba por ser bastante intuitivo de usar. Após abrir o aplicativo do iMovie, precisa importar da galeria para a sua "timeline", para isso vamos criar um Projeto. Quando clicamos ele vai mostrar um conjunto de predefinições de videos que podemos usar, com transições diferentes e até música. Clicamos em criar e vai aparecer a nossa timeline. Agora para importar basta clicar no ícone que tem um símbolo de vídeo e áudio. Se tiver dificuldades clique no ponto de interrogação no canto superior direito e o aplicativo vai mostrar uma legenda para cada botão.

Como editar videos no celular - Iniciando o projeto de editar vídeos no celular

Editando o vídeo no celular

Clicamos adicionar multimédia e escolhemos o vídeo. Atenção que quando selecionamos o vídeo podemos escolher se queremos importar ele todo ou apenas uma parte. Se repararem terá umas abas amarelas em volta, clicando nelas podemos mover para escolher a parte do vídeo que queremos importar. Quando clicamos no vídeo, vão surgir algumas opções, desde importar, reproduzir e o símbolo das reticências. Escondido nesse simbolo estão opções como adicionar apenas o áudio, ou se queremos que o vídeo apareça de determinada forma sobre o nosso projeto.

Depois de importar o vídeo é hora de começar a editar. Na timeline vai surgir uma barra vertical por cima do vídeo, essa é a barra de corte, arraste o vídeo para onde quer cortar e em seguida deslize o dedo na tela. Isso vai criar um corte no vídeo. Agora entre os dois clipes vai surgir o simbolo de transição. Clique nele e escolha que tipo, forma, e tempo de transição você quer colocar para "unir" os dois clipes. Aqui pode ir experimentando os vários tipos de transição, afinal a criação parte muito da sua criatividade.

Como editar videos no celular - Editando o vídeo no celular

Adicionando texto, gravação e áudio

No seu vídeo pode adicionar ainda texto, voz gravada, um inicio para cada clip de vídeo com o tema que escolheu no principio ou fazer você mesmo. Pode adicionar uma música que tenha no celular, se for muito grande é possível cortar, reduzir o tempo que ela toca, e até mesmo fazer um fade. Fica no seu critério. Pode colocar umas fotos pelo meio e ir fazendo transições, escolher a velocidade do vídeo, o volume do áudio, etc. Como falei é um aplicativo bastante intuitivo e simples de usar, basta ir testando as opções, e sempre que se enganar, tem uma tecla de inversão, que cada vez que clica nela, vai voltando atrás, passo a passo. Não há como enganar. Além disso no final de terminar o vídeo pode guardar ele ou partilhar diretamente nas redes sociais. Também pode gravar diretamente o vídeo que quer e começar a editar.

Como editar videos no celular - Adicionando texto, gravação e áudio

A opção Android para editar vídeo no celular

No Android começamos por editar os nossos videos com o Videoshow. Tal como o iMovie ele permite adicionar texto, áudio e cortar o vídeo onde nós queremos. A única diferença é que não podemos montar vários videos ao mesmo tempo, para isso podemos utilizar o Estúdio de Filmes.

O Videoshow é bastante fácil de utilizar, selecionamos o vídeo e no topo da tela temos as várias opções. Desde cortar o vídeo, a colocar texto, a misturar o áudio com musicas que temos guardadas. Podemos até gravar através do nosso microfone, fazendo a dublagem. Depois de gravar os seus videos e fazer as alterações vamos montar eles no Estúdio de Filmes. Importamos os videos para a nossa timeline e escolhemos a sequência. No final é só apertar o botão para exportar o vídeo, nesse menu temos algumas opções de qualidade e tamanho do mesmo.

Como editar videos no celular - A opção Android para editar vídeo no celular

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como editar videos no celular, recomendamos que entre na nossa categoria de Software.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Como editar videos no celular