Configurar Gmail

Como adicionar contatos no Gmail

Nicolas Santos
Por Nicolas Santos. Atualizado: 12 novembro 2018
Como adicionar contatos no Gmail

O Gmail é dos e-mails mais utilizados atualmente por sua eficácia e por sua relação às contas do Google. Ainda que seja muito prático, na hora de criar uma nova conta no Gmail, naturalmente surgem dúvidas como quando você quer adicionar uma assinatura personalizada no Gmail ou importar contatos para o Android, por exemplo. Assim como estas dúvidas, você também pode se atrapalhar na hora de adicionar contatos, por isso, neste artigo do umCOMO você vai saber como adicionar contatos no Gmail passo a passo com imagens. Confira!

Também lhe pode interessar: Como eliminar uma conta de email do Gmail

Índice

  1. Como adicionar contatos no Gmail 2018/2019
  2. Como adicionar contatos no Gmail Android
  3. Como adicionar contatos no Gmail pelo iPhone
  4. Como adicionar uma assinatura personalizada no Gmail

Como adicionar contatos no Gmail 2018/2019

  1. Em primeiro lugar inicie sessão no Gmail fazendo login tanto pelo site do Google como pelo Gmail, afinal, o Gmail é um pedaço do Google e os contatos adicionados na conta Google automaticamente irá para seus contatos no e-mail. Assim que iniciá-la, vá até o canto superior direito, você encontrará um quadriculado com nome de "Google apps", clique nele.
  2. Uma janela vertical se abrirá, assim como na imagem, mostrando diversos aplicativos do Google como o Tradutor, Maps, YouTube, Google Drive, entre outros. Na parte inferior da janela haverá a opção "Mais", clique nela.
  3. Selecione a opção "Contatos";
  4. Assim que a página carregar, você verá uma lista com todos os seus contato já adicionado e no canto inferior direito localizará um sinal de + dentro de uma bolinha rosa, clique no sinal, é o caminho para se adicionar um novo contato;
  5. Agora você verá uma tela com campos de preenchimento com os dados do seu novo contato, como se pode ver na imagem abaixo. Você pode começar a digitar as informações do novo contato, começando, por exemplo, pela foto, para que você possa reconhecê-lo sem que haja necessidade de procurar por nome. Se você não tiver uma foto do contato, seja no computador, e-mail ou conta Google+, não faz mal, apenas preencha as outras informações. Se você tem uma foto, faça como no próximo passo;
  6. Selecione e recorte a foto do seu contato, é muito fácil! Basta localizá-la em seus arquivos e depois recortá-la no tamanho desejado.
  7. A seguir, preencha as outras informações, como o nome e e-mail (importantes), telefone, localização, idade, etc... Depois disso, você poderá contatá-lo normalmente, através de e-mail, ligação ou mesmo adicionando-o ao seu círculo de amigos no Google+; mas antes, para isso será necessário criar uma conta. Se surgir mais alguma dúvida, não deixe de nos informar nos comentários.

Sugestão: Como criar uma resposta automática no Gmail

Como adicionar contatos no Gmail - Como adicionar contatos no Gmail 2018/2019

Como adicionar contatos no Gmail Android

Para adicionar contatos do Gmail no celular não é necessário utilizar o aplicativo, que não tem essa opção. Se você quer saber como adicionar um contato no Gmail pelo celular, primeiramente você precisa sincronizar os contatos do celular com os do Gmail seguindo os seguintes passos:

  1. Vá nas configurações do celular e selecione "Contas";
  2. Selecione o aplicativo do Gmail ou do Google;
  3. Vá na opção "Contatos" e ative a opção de sincronizar.

Agora que seus contatos já estão sincronizados, siga os seguintes passos:

  1. Vá no menu do seu celular e abra o aplicativo de contatos;
  2. Clique no sinal de + para adicionar um novo contato (dependendo da versão do Android o sinal pode ser outro, como pode ser visto na imagem abaixo);
  3. Digite todas as informações necessárias do novo contato como nome, telefone e e-mail;
  4. Salve o contato e abra o aplicativo do Gmail, seu contato estará lá!

O tutorial acima apenas funciona em Android com versão 6.0 ou superior[1].

Veja também: Como criptografar um e-mail no GMail

Como adicionar contatos no Gmail - Como adicionar contatos no Gmail Android

Como adicionar contatos no Gmail pelo iPhone

Para adicionar contatos no Gmail pelo iPhone, o procedimento é muito parecido, basta adicionar um novo contato na sua lista telefônica e sincronizar os contatos seguindo os seguintes passos:

  1. Abra o aplicativo de ajustes do aparelho;
  2. Selecione a opção "Contas e senhas";
  3. Vá em "Adicionar conta" e selecione a opção "Google";
  4. Digite seu e-mail e senha nos campos designados;
  5. Clique em "Próxima" e ative a opção "Contatos";
  6. Vá em salvar.

O tutorial acima funciona para todas as versões de iOS e, assim que você abrir o aplicativo do Google ou do Gmail, os seus contatos serão sincronizados. Após, é só adicionar os contatos na lista do próprio celular que automaticamente o aplicativo irá sincronizar, sem que seja necessário qualquer configuração manual.

Leia também: Como gerenciar várias contas do Gmail

Como adicionar uma assinatura personalizada no Gmail

Durante os últimos anos, vimos como o e-mail conquistou terreno superando o correio convencional. O envio de mensagens através da Internet se converteu na forma mais usual de se comunicar com outros usuários. É por isso que, se temos uma empresa ou somos responsáveis por algum setor específico desta, é importante que tenhamos uma assinatura personalizada que fique adicionada cada vez que mandemos um e-mail a algum de nossos contatos. Agora que você já sabe como adicionar contatos no Gmail, veja como adicionar uma assinatura personalizada no Gmail em simples passos:

Passo a passo para adicionar uma assinatura personalizada no Gmail

  1. Dirija-se à conta de e-mail da qual queira modificar sua assinatura; não importa se é de caráter pessoal ou profissional, a ideia é que cada vez que envie uma mensagem a algum de seus usuários, apareça a forma que escolher com os dados pessoais que escrever.
  2. Uma vez na sua conta, olhe para a direita da tela de seu e-mail Gmail e pressione o ícone que parece uma roda dentada. Ali deverá selecionar definições para escolher sua assinatura personalizada do Gmail.
  3. Desça até encontrar a alternativa de assinatura; ali deverá desativar a opção "Sem assinatura" e selecionar a de baixo, que servirá para indicar que quer personalizar sua assinatura no Gmail.
  4. Nessa caixa em branco, escreva a assinatura que deseja que se mostre a todas as pessoas que leiam os emails que enviar. Poderá escolher o tipo de letra, a cor e todos os detalhes que desejar.
  5. Depois, desça até ao final da página e clique no botão "Guardar alterações". Pronto! Já está feita sua assinatura personalizada do Gmail para cada e-mail que você enviar.

Dicas para usar assinatura personalizada no Gmail

  • Lembre-se que o Gmail acrescentará a cinza sua assinatura no final da mensagem;
  • Se você acrescentar algum link como, por exemplo, sua página web pessoal, lembre-se de selecionar e mudar a cor que tiver escolhido. Desta forma, o link não permanecerá de cor azul;
  • Acrescente informação importante como sua empresa, seu cargo e seu endereço de contato;
  • Se você não quiser que apareça sua assinatura em algum e-mail específico, simplesmente selecione manualmente e apague antes de enviar a mensagem.

Sugestão: Como cancelar o envio de e-mail no Gmail

Como adicionar contatos no Gmail - Como adicionar uma assinatura personalizada no Gmail

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como adicionar contatos no Gmail, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Conselhos

  • Sempre que você adicionar alguém no círculo de amigos do Google+, essa pessoa será automaticamente adicionada à sua lista de contatos do Gmail.
  • Assim como, quando você responde uma pessoa, ou seja, cria uma base de dados para os seus contatos.
  • Todos os contatos que você adicionar automaticamente, ou seja, ao responder um e-mail ou adicionar alguém no Google+, levam um tempinho até serem redirecionados para a sua lista de contatos do Gmail, a não ser que você atualize a página o seu navegador.
Referências
  1. https://support.google.com/contacts/answer/6118725?hl=pt-BR
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Marcello
oLÁ. aparencia do gmail esta diferente, clica em GMAIL e não aparece a opção contatos. ?????
Anderson
No Gmail 2018 ficou uma porcaria cadastrar novo contato; era bem mais simples na versão anterior..,. Por que gostam tanto de complicar a vida?? Como se cadastra novo contato nesse "novo" gmail??????
A sua avaliação:
Maria
Que ver o que tem no meu email como fasso.
1 de 4
Como adicionar contatos no Gmail