Os roteadores de rede

Tutorial do MikroTik Winbox

Tutorial do MikroTik Winbox

A MikroTik RouterOS é um software capaz de tornar um simples computador, num poderoso e versátil roteador. Com suporte a Wireless, Proxy, roteamento estático e dinâmico, entre centenas de outras funcionalidades. O Winbox é um utilitário de configuração gráfica para MikroTik RouterOS. É um pequeno aplicativo que pode ser baixado do site http://www.mikrotik.com. Depois de baixar o Winbox, este pode ser executado de imediato, não sendo necessário instalação. De seguida, em umComo.com.br mostramos-lhe passo a passo como definir uma identidade no router.

Também lhe pode interessar: Como ativar a placa de rede no Windows 7

Passos a seguir:

1

Vá a http://www.mikrotik.com/download.html e baixe a última ferramenta de configuração do Winbox, por debaixo da seção "Tools and Utilities", para o seu ambiente de trabalho.

2

Faça duplo clique sobre o icon no seu ambiente de trabalho.

3

Clique no item do menu do sistema e depois no sub-menu "Identity".

4

De seguida, aparecerá uma janela da "Identity". Remova o valor por defeito "Mikrotik", e substitua-o por algo significativo. Normalmente, a localização do roteador combinado com a sua finalidade funciona como uma identidade adequada para o seu router.

5

Para configurar o seu router. Clique em IP e de seguida em "Addresses" no sub-menu à direita. Ista abrirá a janela de diálogo da Address list. Clique no botão vermelho com um mais, para abrir a janela de endereço add IP.

6

Quando a caixa de diálogo da New IP Address abrir, insira os detalhes do endereço, selecione uma interface para definir o endereço e clique no botão "apply" e "ok".

É melhor apagar um endereço totalmente em vez de o editar. Tem a opção de entrar na rede e no endereço de transmissão nas caixas fornecidas ou se preferir, pode usar a notação da barra curta e pressionar o botão "Apply", isto irá preencher a transmissão e as caixas de rede com as configurações corretas.

7

Para configurar a senha do usuário atual do MikroTik Winbox.

Clique no menu "System" e no sub-menu "Password". Isto abrirá uma janela da password. Basta apenas digitar primeiro a password antiga e de seguida colocar a nova password que deseja. Se for a primeira vez que faz login in no roteador, deverá deixar o espaço para colocar a senha antiga em branco. Uma vez que, o nome de usuário e a senha padrão é admin e sem senha.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tutorial do MikroTik Winbox, recomendamos que entre na nossa categoria de Computadores.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Igor
Como eu faço para monitorar uma rede PPPOE usando o the dude ?? Alguem pode me ajudar?
A sua avaliação:
Flávio
Já vi pessoas usando o winbox e parece ser de grande utilidade.
Joel
Boa tarde, Preciso configurar o Mk para vpn se puder me enviar um passo - passo, nunca mexi é uma rb 951 -
fillipe
Sempre que coloco o ip ele abre a pagina de configuração do roteador
Tutorial do MikroTik Winbox