Conceitos básicos sobre hardware

O que é hardware

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que é hardware
Imagem: tecnologia.culturamix.com

Considera-se hardware a parte física do computador, ou seja, o conjunto de peças, circuitos e componentes eletrônicos, em geral que tornam possível o funcionamento do computador. Este termo não se aplica apenas aos computadores, mas a qualquer aparelho, seja um celular, aparelho de música, uma televisão, ou outro qualquer. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba mais sobre o que é o hardware.

Também lhe pode interessar: Diferença entre hardware e software

Índice

  1. Hardware interno
  2. Hardware externo
  3. Diferença entre hardware e software

Hardware interno

Existem dois tipos de hardware, o interno e o externo. Assim, fazem parte do hardware interno os seguintes componentes:

  • Processador - este é o cérebro do computador, responsável por organizar o funcionamento do computador, processar a informação, executar cálculos e realizar milhões de instruções em segundos.
  • Memória RAM - esta é um componente essencial e é onde ficam armazenados os programas básicos operacionais. Normalmente quando o computador é reiniciado, os dados desta memória são apagados.
  • Placa Mãe (Motherboard) - é a placa principal que se encontra dentro do computador, onde estão todos os circuitos eletrônicos, as memórias, CPU, cartões e outras conexões principais.
  • Disco Rígido (HDD - Hard Disk Drive) - é o dispositivo de armazenamento massivo de dados mais difundido. Este disco tem uma grande capacidade de armazenamento, que varia à medida que o tempo passa.
  • Placa de vídeo - serve para gerar imagens, através de códigos binários enviados para o processador e posteriormente para o monitor.

Hardware externo

Fazem parte do hardware externo os seguintes componentes:

  • CPU (Unidade Central de Processamento) - é uma das partes fundamentais do hardware, uma vez contém os circuitos, os processadores e as memórias que executam as transferência de informação. O CPU é assim um conjunto de circuitos eletrônicos digitais responsáveis por receber informação dos dispositivos entrada/saída, processar e enviar de novo aos dispositivos de entrada/saída.
  • Monitor - é um periférico de saída e é onde se gera a imagem transmitida pela placa de vídeo.
  • Teclado - este componente permite a comunicação com o computador e inserir a informação.
  • Rato, impressora, scanner, microfone, webcam e tudo aquilo que nos permitir introduzir dados, interagir com os programas e controlar o que vê na tela.

Diferença entre hardware e software

Hardware e software são duas coisas completamente distintas, apesar de serem complementares. O software é o conjunto de programas que permitem coordenar o funcionamento do hardware, incluindo sistemas operacionais, aplicativos e linguagens. Por exemplo, neste momento está utilizando pelo menos dois softwares, um sistema operacional e um navegador de web. Podemos dizer que o software é a parte lógica do computador, mas abstrato, pois pode ver e utilizar mas não pode tocar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é hardware, recomendamos que entre na nossa categoria de Computadores.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: tecnologia.culturamix.com
O que é hardware