Audacity

Como usar o Audacity

Como usar o Audacity
Imagem: hackingchinese.com

O Audacity é um software gratuito de edição e gravação de áudio, disponível para Mac OS, Windows e GNU/Linux. Com ele é possível gravar e editar ficheiros de áudio, cortar, copiar ou colar trechos do próprio som, alterar a velocidade ou timbre de uma gravação e adicionar efeitos, em formato OGG, WAV, AIFF e MP3. Se você é principiante neste mundo, em umComo vamos lhe explicar os comandos básicos e essenciais para saber como usar o Audacity. Você vai ver que é mais simples do que parece!

Também lhe pode interessar: Como usar o Virtual Dj

Passos a seguir:

1

Acesse a audacity.sourceforge.net/download para baixar o Audacity. Sigas as instruções do instalador e depois de instalado abra o programa.

2

Para gravar o seu próprio áudio você só tem que abrir o programa, certificar-se que o seu microfone está plugado e clicar no botão vermelho de gravar. Uma nova trilha será aberta e você pode parar o seu áudio clicando no botão em forma de quadrado ou na barra de espaço. Pode dar um nome à sua faixa de áudio, clicando na seta que se encontra na trilha.

Como usar o Audacity - Passo 2
3

Caso pretenda editar um ficheiro de áudio já criado, vá ao menu Ficheiro e clique em Abrir. Escolha a faixa de áudio que pretende e se abrirá a trilha sonora em baixo.

4

No painel que se encontra à esquerda de cada trilha, você poderá controlar alguns parâmetros relacionados com essa mesma trilha. A opção Mudo permite-lhe cortar o som da faixa em questão, o botão Solo faz com que apenas essa faixa seja reproduzida e as outras pistas silenciadas. Na primeira barra pode ajustar o volume de cada trilha, de forma a que o áudio fique mais intenso. E na segunda barra você controla o som que sai por ambos os lados do fone.

Como usar o Audacity - Passo 4
5

No canto superior esquerdo do Audacity encontrará um player com funções básicas, de pausar, reproduzir, parar, ir para o início ou fim e gravar.

Como usar o Audacity - Passo 5
6

Ao lado do player de controle de áudio encontrará um conjunto de seis ferramentas:

  • Seleção, representada com um ícone de "I", permite selecionar uma parte da trilha para depois realizar as modificações que desejar. Se quiser apagar essa parte, depois de selecionar basta clicar na tecla Delete.
  • Envelope, com um formato de ampulheta. Esta ferramente serve para modificar o volume em alguma parte da trilha. Para isso, basta clicar em dois pontos da trilha e arrastar o cursor para cima ou para baixo, para que o volume seja alterado.
  • Desenho, com a forma de um lápis, serve para alterar partes da forma da onda da trilha de áudio.
  • Ampliação, com um ícone de lupa, permite reduzir ou ampliar a visualização de uma determinada área.
  • Movimentação, representada por uma seta, serve para se movimentar pela trilha para a esquerda ou direita.
  • Múltipla, com um formato de asterisco, permite o uso de praticamente todas as ferramentas em simultâneo.
Como usar o Audacity - Passo 6
7

Junto às ferramentas anteriores encontrará uma barra de ferramenta de mixagem. Esta ferramenta permite-lhe selecionar a fonte de entrada de som e ajustar o volume do dispositivo de áudio. O primeiro botão de ajuste deslizante controla o volume de saída e, o botão de ajuste deslizante da direita controla o volume de gravação.

Como usar o Audacity - Passo 7
8

Em baixo da ferramenta de mixagem, poderá várias ferramentas de edição. Da esquerda para a direita são elas: cortar, copiar, colar, apagar o que estiver fora da seleção, apagar o que estiver dentro da seleção, desfazer, refazer, trancar faixas, ampliar, reduzir, ver seleção e ver projeto.

Como usar o Audacity - Passo 8
9

Para adicionar efeitos na trilha, basta selecionar o trecho que pretende modificar, clicar em Efeitos no menu superior e escolher o efeito que mais gostar.

10

Depois de fazer todas as modificações desejadas, clique em Ficheiro - Exportar e escolha o formato pretendido. Agora já pode gravar e editar os seus ficheiros de som com o Audacity!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar o Audacity, recomendamos que entre na nossa categoria de Software.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Celestino Neto Alves dos Santos
Olá bom dia eu baixei o app Audacity mais não quer abrir , meu celular é moto G4 mais não deu pra abrir me ajuda aí
Anônimo Anonimamente
Meu caro Celestino Neto Alves dos Santos, Audacity é um programa para computadores, se precisar de um aplicativo de celular existe outras medidas mais viáveis de acordo com a sua necessidade. Como o Editor de música, Audiolab: Sound, WaveEditor Record & Edit Audio, Music Maker JAM: Beatmaker app, entre muitos outros. Como não sei qual é a sua necessidade, não posso informar um app mais indicado, mas devo informar que apesar da grande evolução o celular ainda não é o melhor meio para editar áudios, quem saber um dia, é mais um quebrar galho por assim dizer. Neste quesito o PC ainda é a melhor opção.
A sua avaliação:
DARIO LIMA
GOSTARIA DE SABER COMO EXTRAIR SOM DE ALGUM ARQUIVO E MONTAR TEXTO DE VOZ COM BG. VOZ COM EFEITO
J. Regiani
Tenho 75 anos o que não me impede de gostar de eletrônica. Só que estou com uma dificuldade: Tenho quase quinhentos long play e estou usando o Audacity para gravar, cortar música por música, passar para wave, gravar o CD e quando vou ouvir no carro, não aparece o nome das músicas. Como faço para colocar?
Anônimo Anonimamente
Meu caro J. Regiani, após clicar em salvar, você dever preencher as informações de acordo com a janela que vem em seguida, se deixar em branco muitos programas não identificaram o nome, pois você deixou em branco. Como me parecer você já fez muitas musicas em branco, então o melhor é utilizar um programa de etiqueta, para musicas para que as tags fiquem corretas e você consiga ver o nome da música em qualquer lugar, sem o menor problema. o MP3Tag, é um exemplo do que estou dizendo, mas existem outros que podem ser mais do seu agrado.
Imagem: hackingchinese.com
1 de 7
Como usar o Audacity