Placa de vídeo

Como trocar uma placa de vídeo

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como trocar uma placa de vídeo

As placas de vídeo, também conhecidas como adaptador de vídeo ou aceleradora gráfica são um dos componentes básicos dos equipamentos informáticos e se encarregam de gerenciar os dados gráficos. Costumam ser componentes caros, por isso o mais comum na hora de decidir trocá-la é porque estragaram ou porque estão ultrapassadas. Neste artigo de umComo.com.br veremos como trocar uma placa de vídeo.

Vai precisar de:
  • Uma chave de fenda
  • Uma placa de vídeo compatível com nossa placa-mãe
Também lhe pode interessar: Como saber se a placa de vídeo queimou
Passos a seguir:
1

Um bom passo prévio antes de trocar a placa de vídeo é ver qual temos; podemos ver o procedimento consultando este artigo. Costuma-se recomendar desinstalar a placa de vídeo antes de colocar uma nova e isso pode ser feito na mesma janela onde aparece o nome da nossa placa de vídeo, clicamos com o botão direito e escolhemos desinstalar.

2

Depois de ter uma ideia prévia de que tipo de conector nossa placa de vídeo pode ter (PCI, PCI express ou AGP), estamos prontos para abrir o aparelho. Vamos usar sempre como exemplo um computador de mesa. Antes de nada você deve pegar uma chave de fenda e se aproximar da torre do computador.

3

Desligamos a torre da energia elétrica para trabalhar com mais segurança. Algumas pessoas recomendam descarregar a eletricidade estática antes de tocar o computador por dentro. Você deve tirar os parafusos da carcaça da torre.

4

Ao tirar a carcaça veremos o interior do nosso computador. De todos os componentes que vemos lá dentro, um deles será a placa de vídeo. Os encaixes da placa de vídeo variam em função da época. Nos computadores mais recentes o habitual é PCI express. Como antes consultamos a marca e modelo da nossa placa de vídeo, só temos que olhar entre as peças uma que seja retangular, cheia de chips e com o mesmo nome que vimos antes. Estará inserida e parafusada na parte traseira da torre; desparafusamos a mesma e extraímos com delicadeza.

5

Dependendo do tipo de placa-mãe do nosso computador, é provável que tenhamos vários slots para placa de vídeo, mas se tivermos um computador recente, o mais normal é que nossa placa seja de PCI express, e claro, ao adquirir uma nova placa de vídeo ela tem que encaixar nesse mesmo slot de onde tiramos a anterior. Por isso, quando já tiver a nova, encaixe-a na entrada correspondente, parafusando e fechando a carcaça da torre.

6

Depois de colocar tudo em seu lugar, ligamos o computador, ele reconhecerá a placa e em alguns casos pedirá o driver. Se for o nosso caso, introduzimos o CD da placa de vídeo ou procuramos o driver pela Internet e fim do assunto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como trocar uma placa de vídeo, recomendamos que entre na nossa categoria de Computadores.

Conselhos
  • Quando for tocar dentro do computador, descarregue antes a eletricidade estática.
  • Seja cuidadosos na hora de introduzir a placa de vídeo no lugar correspondente.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como trocar uma placa de vídeo