Instalar uma placa-mãe

Como saber o modelo da placa do computador

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como saber o modelo da placa do computador
Imagem: asus.com

Saber o modelo da placa do computador é algo muito simples graças ao programa HWINFO32, que pode ser descarregado gratuitamente da Internet, ainda que apenas seja válido para sistemas operacionais Windows. A placa é um elemento principal do equipamento, à qual se conectam os restantes dispositivos. Se deseja acrescentar funcionalidades ao seu equipamento, é melhor que comprove previamente que são compatíveis com sua placa-mãe. Em umComo, explicamos com detalhes como saber o modelo da placa do computador.

Passos a seguir:

1

A primeira coisa a fazer para saber o modelo de placa do computador é descarregar este programa grátis chamado HWINFO32. É muito rápido e, uma vez que o tenha instalado em seu equipamento, terá um painel de início como o que vê na imagem. Em princípio, não é necessário que faça nenhuma configuração especial para que funcione corretamente. Em todo o caso, se precisar, clique no botão que diz "Configurações". Caso contrário, clique diretamente em "Run".

Como saber o modelo da placa do computador - Passo 1
2

Quando o programa tiver terminado de realizar a análise para saber o modelo de placa de seu computador, uma tarefa que levará cerca de 5 segundos, obterá como resultado uma série de janelas como as que você vê na imagem. Você poderá acessar a inúmeras e detalhadas informações relacionadas com o processador de seu computador, os processos em andamento, as portas, a rede, os controladores, etc.

Como saber o modelo da placa do computador - Passo 2
3

Para obter a informação que lhe interessa sobre o modelo da placa do computador, clique simplesmente no menu lateral esquerdo, na opção "Motherboard", a palavra inglesa que faz referência à placa mãe. Ao clicar, obtém um resumo dos dados mais destacados relacionados com a placa, entre eles o modelo que aparece marcado na imagem.

Como saber o modelo da placa do computador - Passo 3
4

Mas o programa não oferece apenas esta informação sobre a placa mãe. Se você expandir o item do menu vertical, poderá obter dados detalhados sobre os elementos que são incorporados à placa mãe de seu computador, como o microprocessador, a BIOS, os conectores internos e externos, etc. Eles são elementos básicos para o funcionamento adequado de seu equipamento e pode ser muito útil obter informação deles no caso de que tenha algum problema com o computador, bem como evitá-los.

Como saber o modelo da placa do computador - Passo 4
5

Com estes simples passos, você poderá saber o modelo da placa de seu computador, algo fundamental se deseja mudar componentes como a RAM ou o processador, já que deverão ser compatíveis.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber o modelo da placa do computador, recomendamos que entre na nossa categoria de Computadores.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: asus.com
1 de 5
Como saber o modelo da placa do computador