Perigos dos celulares

Como proteger o smartphone contra vírus

Como proteger o smartphone contra vírus

Todos os proprietários de smartphones devem estar conscientes e preocupados com os vírus que afetam os smartphones, mas a maioria não está. Apenas 4% dos telefones celulares utilizam o software de proteção contra vírus. A informação pessoal e de identidade, como senhas, financeiras e listas de contatos - uma vez armazenada sob a proteção dos computadores pessoais - aparecem agora nos smartphones sem proteção. Celulares infectados com malware, troianos e outros vírus deixam o celular sem utilidade, enviam o vírus a seus contatos ou, pior ainda: roubam nomes de usuário e senhas que podem levar ao roubo da identidade. Proteger o celular é um processo baseado em duas frentes: evita possíveis vírus e baixa proteções legítimas contra vírus no seu celular.

Também lhe pode interessar: Como saber se seu celular está com vírus
Passos a seguir:
1

Abre arquivos anexos em seu celular com a mesma precaução com a que você faz em seu computador. Isto inclui os arquivos anexos em mensagens de e-mail e em mensagens MMS. Não abra arquivos anexos de pessoas que não conhece. Além disso, não abra arquivos anexos de um contato se a mensagem parecer suspeita. Seu telefone de contato ou o equipamento podem estar infectados com um vírus que está enviando um e-mail ou mesmo mensagem a todos em sua lista de contatos, inclusive você.

2

Tenha cuidado com os links suspeitos enviados por e-mail ou mensagens de texto. Nunca clique em links questionáveis. Como com os acessórios, estes podem ser enviados por gente que você não conhece e que se fazem passar por pessoas da sua lista de contatos. Se você desconfia de um link enviado para você por um contato, envie um e-mail ou envie uma mensagem de texto ao remetente para perguntar se ele mandou a mensagem. Ele não poderia saber se o telefone ou o computador está infectado por um vírus que está enviando mensagens para os contatos dele.

3

Baixe aplicativos apenas das lojas de aplicativos legítimas, e leia os comentários antes de comprar para garantir que não haja rumores a respeito de um vírus anexo ao aplicativo. O Relatório sobre Ameaças celular malicioso encontra-se à medida que a demanda de aplicativos aumenta, também o faz a proliferação de vírus, particularmente programas espiões. Os vírus podem ser transferidos através de qualquer tipo de aplicativo, inclusive aplicativos de jogos, falsos aplicativos antivírus, falsos aplicativos financeiros de acompanhamento e aplicativos de redes sociais.

4

Faça um uso seguro do cartão de memória. Nunca compartilhe seu cartão de memória com outro celular. Um cartão de memória infectado pode transmitir um vírus a cada celular com que entrar em contato.

5

Estabeleça a opção de Bluetooth em seu celular com a configuração "invisível". Alguns dos vírus penetram nos celulares através de uma conexão Bluetooth. Este ataque é especialmente difícil, só precisa caminhar por um dispositivo Bluetooth infectado, enquanto seu celular pode ser detectado, e o vírus pode ser transferido para o seu celular. O primeiro vírus documentado pelo Bluetooth, o vírus Cabir, que chegou em 2004, não danifica seu celular ou rouba informação valiosa, mas acaba com a bateria do celular rapidamente por estar constantemente tratando de descobrir conexões Bluetooth próximas através do qual se propaga. Os vírus atuais de Bluetooth são mais maliciosos, roubam informação de contato e desativam os celulares.

6

Aplicativos de terceiros:Proteja seu iPhone contra o malware e outras infecções de vírus com os aplicativos antivírus. Escolha um software de antivírus de entre os mais conhecidos e de confiança, já que alguns vírus se apresentam como de baixo custo ou o software livre de vírus é desconhecido pelas empresas. Aplicativos como SmrtGuard Solutions, Snap Secure app e Lookout Mobile Security app de Lookout Inc. protegem seu iPhone de vírus, enquanto fazem uma cópia de segurança dos seus dados importantes e lhe permitem realizar um acompanhamento ou desligar seu iPhone caso tenha sido perdido ou roubado. McAfee Enterprise Mobility Management da Trust Digital está feito para meios empresariais com múltiplos dispositivos móveis, incluindo o iPhone. Snap Secure Mobile Security Mirador e EMM são todos os downloads gratuitos na App Store do iPhone. Intego criou o Vírus Barrier, o software IOS especificamente para o iPhone e o iPad para procurar e bloquear qualquer tipo de vírus da transferência para o seu computador quando se liga o dispositivo móvel à mesma. Vírus Barrier pode ser baixado da App Store por uma pequena taxa.

7

Se você for dono de um celular com Android, baixe o antivírus de fornecedores confiáveis para proteger sua informação pessoal. O aplicativo da Kaspersky Mobile Security oferece procurar e aniquilar os serviços, bem como de vírus, e protege contra o spam. Além das explorações de vírus padrão, Norton Mobile Security pode bloquear o celular para proteger os dados pessoais durante um ataque de vírus ou se o celular for perdido ou roubado. O aplicativo BullGuard Mobile Security protege contra vírus, roubo de identidade e fraude online, e oferece controles dos pais, uma cópia de segurança básica e a proteção do cartão SIM. Todos estes aplicativos estão disponíveis para download a partir do Android Market.

8

Aumente a proteção antivírus para seu BlackBerry com BullGuard Mobile Security, que oferece uma interface online fácil de usar que lhe permite administrar sua proteção antivírus e cópias de segurança da informação do seu celular ou seu computador. Use também como complemento o aplicativo Secure SmrtGuard para obter informação útil, além de proteção antivírus, o aplicativo avisa como os novos aplicativos podem afetar a configuração de privacidade e deixar o dispositivo vulnerável aos ataques de vírus. O aplicativo também proporciona aos usuários do BlackBerry um serviço pessoal de guarda, com o qual se cria um botão antipânico que envia uma mensagem de texto ou ligação telefônica com a sua localização. A Segurança móvell NetQin para aplicativo BlackBerry proporciona dois níveis de proteção: uma local para seu celular e outra baseada na nuvem. Oferece análise em tempo real de vírus e uma cópia de segurança de todos os seus dados. Baixe Snap Secure do BlackBerry App World. BullGuard Mobile Security e NetQin Mobile Security estão disponíveis para download em sites de programadores.

9

Mesmo se o seu computador com Windows estiver protegido com o software antivírus, você ainda precisa de um aplicativo separado para seu celular. Procure a proteção contra vírus móvel do Windows com o aplicativo Kaspersky Mobile Security, que oferece uma faixa completa de proteção que não está disponível em aplicativos BlackBerry e Android. Estas características adicionais incluem a criptografia de dados e controles dos pais.

10

Além da proteção antivírus, o aplicativo BullGuard Mobile Security oferece um filtro anti-spam e proteção de firewall com seus aplicativos do Windows Mobile, que não são oferecidos com seu Android e versões do BlackBerry. NQ da NetQin Mobile Security para celular Windows Phone oferece escaneamento antivírus e cópias de segurança de dados, bem como capacidade de navegação privada e segura.

11

NQ Mobile Security está disponível no mercado de celulares Windows. Kaspersky Mobile Security e BullGuard Mobile Security podem ser baixados de sites de programadores.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como proteger o smartphone contra vírus, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.

Conselhos
  • A Network Global Threat Center's Malicious Mobile Threats Report, prevê que o mercado de software de protecão de dispositivo móvel de vírus crescerá de forma exponencial nos próximos anos como 'a vulnerabilidade dos dados dos dispositivos móveis se torna mais amplamente apreciado no sector empresarial e do consumidor', diz Nitin Bhas. A consciência do perigo é o primeiro passo. O segundo é proteger o celular e a informação pessoal que contém, com a descarga inteligente e a proteção anti-vírus.
  • Escolha o software antivírus que oferece características de segurança adicional quando for possível. Muitos oferecem a possibilidade de rastrear seu celular quando está ligado, e alguns te permitem apagar a memória do celular à distância. Ainda que estas características sejam especialmente úteis quando o celular é roubado ou perdido, uma limpeza remota protege sua informação pessoal se você estiver longe do seu celular, quando descobrir que seus contatos próximos foram infectados e suspeitar que o seu possa estar infectado também. Alguns programas, como o Mirador, BullGuard Mobile Security e Secure complemento, também oferecem cópias de segurança online para proteger seus dados em caso de perda durante um ataque de vírus.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
Miguel França
eu to usando o da psafe agora, e ele tem atendido bem o que eu busco, que é proteção e privacidade, com o recurso do cofre
Mauricio Borges
Bem maneiras as dias, li hoje que muita gente anda ainda sem proteção no cel...Complicado isso...Eu uso antivírus no aparelho o psafe, acho bem de boa e é de graça. Nunca é demais se proteger ... Ainda mais eu que uso o cel direto!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Mauricio, que bom saber que as dicas foram do seu agrado! Isso é bem verdade. Muito obrigada por comentar :)
Talita Santos
Acho muito importante ter esses cuidados, mas também ter um bom antivírus. Eu uso o PSafe Android, que nunca me deixou na mão e ainda faz uma limpeza nos meus arquivos velhos. Super recomendo!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Talita, muito obrigada por essa dica valeu :) Obrigada por comentar e continue seguindo as nossas novidades! ;)
Ricardo Azevedo
Eu uso da seguinte fórmula: não abro nada suspeito no smartphone e tenho um bom antivírus no aparelho. Hoje temos muitas boas opções de antivírus para celular no mercado, fica mais simples. No caso, eu tenho Android, só colocar lá na Play Store que já aparecem PSafe (esse é o que eu uso), Avast, AVG e até o Norton...Minha escolha tem muito a ver com a praticidade e funcionalidades essenciais para o aparelho.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Ricardo, muito obrigada por partilhar conosco essas dicas ;) Dessa forma o smartphone fica realmente protegido! Valeu e continue seguindo as nossas novidades ;)
Kaue Balbino
Desses aplicativos que protegem o celular contra virus e essas paradas o melhor que achei foi o psafe e ainda é de graça então não precisa dar mole de pegar uma zica dessa no celular se tem bagulho de graça pra baixar.
Como proteger o smartphone contra vírus