Segurança WiFi

Como mudar a senha do Wi-Fi

Como mudar a senha do Wi-Fi

Cansado de olhar para baixo do router cada vez que quer conectar a sua rede Wi-Fi porque não se lembra da senha? Realmente acha que é a melhor que pode ter, por ser simplesmente longo? Errado. A senha padrão que vem no nosso router é pouco segura; existem aplicativos como o WifiPass ou WLANAudit que detectam as redes Wi-Fi e inclusive as suas senhas de acesso estândar. Trocar a senha é muito fácil, algo que podemos fazer inclusive no nosso celular sem quase perder tempo. Em umComo.com.br vamos explicar para você como mudar a senha do Wi-Fi passo a passo.

Também lhe pode interessar: Como descobrir a senha do Wi-Fi
Passos a seguir:
1

Sem conexão a Internet não pode fazer nada, por isso a primeira coisa que precisa fazer para trocar a senha do Wi-Fi é conectar-se à rede. Pode ser por meio da mesma rede Wi-Fi (computador, tablet ou smartphone), ou se não souber a senha, por cabo Ethernet com um computador ou laptop.

2

Após se conectar, precisa saber seu IP; através do smartphone ou celular é muito fácil saber o nosso IP quando estamos conectados. É tão simples como entrar no menu de configurações e ir até à rede Wi-Fi que deseja mudar a senha. Clicando em cima dela, aparecerá automaticamente o IP junto a outros parâmetros, como a velocidade ou a qualidade do sinal.

3

Se não achar tão fácil como no passo anterior, experimente com 192.168.1.1 ou 192.168.0.1 que são endereços muito comuns nos routers domésticos.

Se esta opção também não funcionar para você, procure pelo IP no símbolo de sistema. Vá ao menu iniciar do seu computador e escreva no campo de procura: cmd. Aparecerá uma janela de MS-DOS; lá dentro escreva ipconfig (enter). A tela mostrará vários dados a você, entre eles está o seu IP, que poderá visualizar depois da Porta de Conexão Predeterminada.

Como mudar a senha do Wi-Fi - Passo 3
4

Agora que já sabe o seu IP, a única coisa que tem que fazer é introduzir como URL em um navegador. Vai acessar automaticamente o menu do fabricante do router e pedirão que se identifique com o nome de usuário e senha. Assim como os roteadores costumam ter um IP regular, também tendem a ter o mesmo nome de usuário e senha. Normalmente o usuário é admin ou root, e a senha admin, root, "1234" ou password.

Se tiver mudado estes parâmetros e agora não se lembra nem do usuário nem da senha, o mais recomendável é reiniciar o router e deste modo restabelecer os ajustes aos valores predeterminados, conseguindo iniciar sessão com o nome de usuário e a senha padrão. Se não souber o fabricante exato do seu router, poderá encontrar facilmente na Internet.

5

Após identificado e iniciada a sessão no painel de configurações do router, procure a seção sem fio. O nome desta seção também dependerá do fabricante do router, mas no geral costuma ser "Configuração de conexão sem fio", "Instalação de conexão sem fio" ou Wireless e depois segurança.

6

Depois de encontrar a conexão sem fio, procure a aba "Senha", "Código" ou "Senha compartilhada". Na caixa que aparecerá deve introduzir a nova senha. Alguns routers pedirão que escreva a senha de novo para se certificar de que a introduziu corretamente; de qualquer forma, se o seu router não pedir e ela der erro depois, lembre-se que pode ser por um erro de digitação da senha e que a pode modificar seguindo de novo todos os passos citados.

7

Agora que já conseguiu trocar a senha do Wi-Fi, certifique-se de salvar as alterações. Deve clicar em "Aplicar" ou "Salvar". O router pode demorar alguns minutos para processar a alteração e nesse momento todos os dispositivos conectados serão desconectados.

8

Após trocar a configuração, já se pode conectar à sua rede sem fio usando a nova senha. Lembre-se que deverá digitar esta nova senha quando voltar a se conectar à rede Wi-Fi com qualquer um dos seus dispositivos (celulares, computadores e tablets).

9

Quando trocar a senha do WI-Fi estará dando um passo para uma maior segurança, mas sempre existe alguém que pode tentar roubar a sua conexão. Para saber se estão fazendo isso, não deixe de ler os nossos artigos como saber se estão roubando meu Wi-Fi e como agir se estiverem a roubar o meu Wi-Fi.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como mudar a senha do Wi-Fi, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Sara
Mudar a senha do wi-fi.
ione
como mudar minha senha wi-fi
1 de 2
Como mudar a senha do Wi-Fi