Celulares Android

Como instalar APN Brasil

Samanta Fluture
Por Samanta Fluture. Atualizado: 15 março 2019
Como instalar APN Brasil
Imagem: APN Brasil Google Play

O aplicativo APN Brasil para Android tem a função de ajudar você a configurar a conexão 3G do seu tablet ou celular. Uma das vantagens desse serviço é justamente fazer com que o 3G seja desabilitado quando puder, para que sua conta no final do mês não saia cara demais, incompatível com seu orçamento e suas necessidades.

Neste artigo, o Umcomo.com.br irá ajudar você a instalar o aplicativo APN Brasil e a fazer as configurações certas para controlar seu consumo do plano 3G e também economizar até o uso de bateria do seu aparelho.

Também lhe pode interessar: Como configurar o APN

Índice

  1. Como funciona
  2. Passos para a instalação automática
  3. Configurar APN Brasil de forma manual
  4. Receba MMS sem pagar taxa
  5. A versão Pro

Como funciona

Muita gente não sabe que existem muitos aplicativos de celular e tablet que, depois de instalados, irão acessar a internet constantemente para manter seus dados e informações atualizados. Mesmo que você não esteja usando uma rede Wifi, esse acesso é feito pelo plano 3G. Ou seja, você acaba pagando por algo que não está consumindo de fato, apenas porque não realizou as configurações certas no aparelho.

Com isso em mente, o APN Brasil foi criado como um aplicativo gratuito para Android com a missão de tornar extremamente simples e fácil a configuração da conexão 3G. Dessa forma, o programa irá desligar sua conexão de dados toda vez que achar necessário ou que você não estiver usando.O APN Brasil realiza essa tarefa de forma bastante simples: inserindo um widget na tela do seu aparelho. Como resultado, o programa possibilita que você use apenas um único clique para ligar e desligar sua conexão de dados paga.

Passos para a instalação automática

Baixe o aplicativo através da loja Google Play. Digite o nome “APN Brasil”, busque pela versão gratuita e clique em “Instalar”. Logo após sua instalação, abra o aplicativo e ele irá identificar o chip que está em seu dispositivo de forma instantânea. Em seguida, ao clicar em “Configurar APNs” logo no início do app, ele irá fazer sua configuração automaticamente. Não se preocupe com compatibilidade, pois o APN Brasil suporta todas as operadores (Vivo, Oi, Claro e Tim).

Configurar APN Brasil de forma manual

Caso o APN Brasil não reconheça seu chip logo que iniciar o aplicativo. Tente reiniciar seu aparelho e sua conexão. Caso o problema persista, você deverá configurar o programa de forma manual. Para isso, vá à área de “Configurações” do seu celular. Das alternativas, selecione “Redes sem fio”. Dentro destas redes, clique em “Redes móveis” pois irá precisar ajustar a APN referente ao 3G. Dentro desta categoria, clique em “Ponto de acesso” para inserir o APN. Dentro do menu desta área de ajuste, crie um “Novo APN” e, em seguida, insira os dados da sua operadora referentes ao seu pacote de dados. Caso você não os tenha, entre em contato com eles ou dirija-se a uma loja próximo a sua casa, para que eles possam fazer esta configuração para você.

Receba MMS sem pagar taxa

Uma vantagem de possuir instalado o aplicativo APN Brasil é a opção de receber MMS sem pagar qualquer taxa referente ao serviço. Para isso, vá ao menu “Configurar” do aplicativo e deixe desativado o botão “Ativar Internet”. Dessa forma, ficará definido que o seu aparelho não irá a acessar a internet para receber MMS. Ou seja, não haverá gastos no recebimento.

A versão Pro

Essa versão que tratamos aqui é a gratuita do aplicativo. Porém, também existe na Google Play disponível para compra o APN Brasil Pro, ou seja, uma versão mais robusta por R$0,50. Caso você queira ter mais opções de configuração com relação ao funcionamento do seu celular ou tablet (e não apenas da conexão 3G), como a otimização da bateria e a função de poupar energia através do programa, recomendamos que instale a versão profissional.

Esta versão Pro irá desligar sua conexão de dados toda vez que seu aparelho entrar em modo “standby”. Com isso, é possível prolongar a vida útil da sua bateria e também ajudar a criar uma reserva para os momentos em que for precisa usar o celular ou tablet, porém não há como recarregá-lo.Imagem: APN Brasil Google Play

Como instalar APN Brasil - A versão Pro

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como instalar APN Brasil, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: APN Brasil Google Play
1 de 2
Como instalar APN Brasil