Mac OS

Como formatar um Mac sem CD

Como formatar um Mac sem CD

Há muitas razões pelas quais pode ser prático e inclusive necessário formatar um Mac: para limpá-lo de arquivos que não servem para nada e o deixam lento; porque é de segunda mão e você quer que fique como novo; porque vai presenteá-lo ou vender a alguém e não quer que todos os seus arquivos vão com ele. Então, bem quando ia começar a formatação do seu Mac, você procura o disco de instalação que vinha com o computador e não o encontra em lugar nenhum. Não se preocupe, em umComo.com.br explicamos a você como formatar um Mac sem CD.

Também lhe pode interessar: Como restaurar o Windows 7 sem CD
Passos a seguir:
1

Se o seu Mac tem a versão do sistema operacional Mac VOS X 10.7 ou posterior (verifique clicando na maçãzinha no canto superior esquerdo da tela>Sobre este Mac), não encontra o cd de instalação porque possivelmente não tinha. Para formatá-lo, assegure-se de que esteja conectado à Internet e reinicie o computador. Mantenha pressionado cmd + R enquanto liga.

2

Aparecerão várias opções. Selecione "Reinstalar OS X" e clique em Continuar. Vá seguindo as instruções que aparecem na tela e, quando tiver que selecionar um cd, se aparece mais de um, escolha o que tem instalado o OS X.

3

Você tem uma versão mais antiga de Mac OS X? Não se preocupe, também pode formatar seu computador. Aqui a solução é criar seu próprio disco de inicialização (em um disco rígido externo ou um DVD, por exemplo).

4

Em primeiro lugar, descarregue uma imagem do disco da Internet (procure no Google a versão do Mac que procura e alguma palavra-chave tipo "download" ou "torrent"). Tem que ser um arquivo .dmg, cuja validade você pode verificar em Aplicações>Utilidades>Utilidades do disco>Primeira ajuda. Arraste o arquivo .dmg até ao painel da esquerda, clique nele e em "Verificar disco". Se não der erro, é porque tudo está bem. Pode sair de Utilidades do disco.

5

Clique duas vezes sobre o arquivo .dmg. A imagem se montará (um processo que pode demorar algum tempo; seja paciente).

6

Quando a imagem tiver terminado de se montar, volte a Utilidades do disco e, na tela Restaurar, arraste a imagem dmg para "Origem". Conecte o dispositivo externo no qual queira montar o disco de inicialização (com um mínimo de 8 GB livres) e arraste da Área de Trabalho a "Destino". Ative "Apagar disco".

7

E pronto; com isto já terá formatado seu Mac sem usar um CD.

Sugestão: Por que meu Mac não reconhece o USB e o que fazer quando ele trava

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como formatar um Mac sem CD, recomendamos que entre na nossa categoria de Computadores.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Beatriz
Eu fiz o que foi indicado, porém meus arquivos continuaram no computador como se nada tivesse sido feito. O computador não ficou zerado como um novo.
Como formatar um Mac sem CD