Criar documentos de Word

Como fazer uma árvore genealógica no Word

Como fazer uma árvore genealógica no Word

De acordo com estudo publicado na revista Science [1], as árvores genealógicas são estruturas matemáticas gráficas que conectam os parentescos entre seres humanos e detectam potenciais linhas de transmissão para fatores genéticos, econômicos ou sociais. Muito mais do que a nível de curiosidade, as árvores genealógicas são úteis nas mais diversas áreas, que vão da genética à antropologia.

Para a alegria de muita gente, é fácil criar uma e até existem árvores genealógicas para preencher e imprimir. Para facilitar a sua vida, neste artigo do umCOMO explicamos como fazer uma árvore genealógica no Word, com um passo a passo bem simples e super útil.

Também lhe pode interessar: Como fazer um organograma no Word

Índice

  1. Como fazer uma arvore genealógica no Word
  2. Dicas para criar uma árvore genealógica
  3. Modelo de árvore genealógica
  4. Programas para fazer árvore genealógica

Como fazer uma arvore genealógica no Word

O programa Microsoft Word, do pacote Office, praticamente oferece o desenho de uma árvore genealógica para preenche. É bem simples, confira o passo a passo:

  1. Abra o Word e, no canto esquerdo superior, clique em Inserir > Ilustrações > SmartArt.
  2. Aparecerá uma janela do SmartArt em que deve escolher o gráfico que pretende desenhar. Escolha "Hierarquia".
  3. Aparecerão vários modelos de hierarquias. Escolha o que mais gostar e que melhor represente a essência de sua família ou do que deseja fazer a árvore genealógica no Word.
  4. Agora você basicamente já tem uma árvore genealógica para preencher no Word, só falta você editá-lo. Para introduzir texto, situe o cursor sobre os textos que já existem e clique para poder editá-los.
  5. Para acrescentar ou apagar células, mudá-las de altura ou de lugar na hierarquia, utilize os botões que existem na parte superior no menu. Pode editar o texto das células também diretamente no menu cinza que se abriu do lado esquerdo do gráfico.
  6. Além disso, você também pode editar as cores e outras configurações da árvore genealógica para preencher na barra superior;
  7. Quando tiver a árvore genealógica no Word pronta, não se esqueça de salvar. Se quiser editar temas de formato e estilo, volte ao menu superior e vá a "Formatar".

Abaixo você confere o passo a passo em imagens de como fazer uma árvore genealógica no Word:

Como fazer uma árvore genealógica no Word - Como fazer uma arvore genealógica no Word
Como fazer uma árvore genealógica no Word -
Como fazer uma árvore genealógica no Word -
Como fazer uma árvore genealógica no Word -

Dicas para criar uma árvore genealógica

Deu para ver que é muito simples fazer uma árvore genealógica no Word. Na hora de preencher o conteúdo, fique atento a esses pontos:

  • É muito mais fácil começar pela base e pelas pessoas mais próximas, ou seja, você;
  • Se você gosta de efeitos gráficos, você pode adicionar fotos ou ilustrações à árvore genealógica;
  • O próprio Word permite que você altere as cores e adicione ilustrações á árvore genealógica, mas você também pode fazer árvore genealógica para preencher e imprimir, você pode colar sobre uma cartolina para decorá-la a seu gosto;
  • A título de curiosidade: organograma e árvore genealógica não são a mesma coisa. Apesar de ambos serem estruturas de hierarquia, o organograma representa organizações (sociais, corporativas...) e não famílias, como é o caso da árvore genealógica.

Modelo de árvore genealógica

Para te inspirar ou facilitar a sua vida (pode imprimir) escolhemos um modelo de árvore genealógica bem fofo. Na galeria no final do post você pode encontrar outras planilhas de árvore genealógica para preencher e imprimir.

Como fazer uma árvore genealógica no Word - Modelo de árvore genealógica

Programas para fazer árvore genealógica

Além de poder fazer a árvore genealógica no Word, você pode usar outros programadas que também permitem criá-la, assim como sites que são exclusivos para esse uso:

  • Canva: permite que você crie centenas de gráficos diferentes e já tem alguns templates e ilustrações prontas gratuitas;
  • Genoon: é uma ferramenta online ou app que pode ser usado para organizar as informações da ávore genealógica sem a necessidade do Word;
  • Power Point: se você precisa preparar a árvore genealógica para uma apresentação, o Microsoft Power Point também permite criar uma árvore genealógica.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma árvore genealógica no Word, recomendamos que entre na nossa categoria de Software.

Referências
  1. KAPLANIS, Joanna et al. Quantitative analysis of population-scale family trees with millions of relatives. Science, v. 360, n. 6385, p. 171-175, 2018. Disponível em <https://science.sciencemag.org/content/360/6385/171/>. Acesso em 25 de outubro de 2019.

Fotos de Como fazer uma árvore genealógica no Word

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Beatriz Moreira Rocha
Como começar uma árvore genealógica com duas caixas de texto, já que quem dá origem a uma família ´são duas pessoas?
Éderson
eu também não entendi.
1 de 9
Como fazer uma árvore genealógica no Word