Conceitos básicos da impressora

Como escanear um documento em uma impressora multifuncional

Como escanear um documento em uma impressora multifuncional

A evolução da tecnologia permitiu a junção de mais de uma função em apenas um único aparelho, permitindo que consigamos resolver diversas situações sem que, para isso, precisemos gasta dinheiro e tempo indo atrás de aparelhos com funções específicas. As impressoras multifuncionais são um ótimo exemplo disso e permitem escanear documentos e fotos, executar cópias, imprimir documentos do computador e algumas ainda possuem a opção de fax/telefone. Se você costuma precisar de alguns desses serviços, saiba que esse tipo de impressora pode ser utilizada tanto em escritórios como para uso pessoal.

Tem uma impressora multifuncional e precisa descobrir como usar sua função scanner? Aqui no umCOMO iremos te explicar como escanear um documento em uma impressora multifuncional.

Vai precisar de:
  • Impressora
Também lhe pode interessar: Como funciona uma impressora WiFi

Índice

  1. O que é um escaneamento?
  2. Como escanear um documento na impressora HP
  3. Como instalar uma impressora

O que é um escaneamento?

Por vezes temos um documento em mãos e precisamos enviá-lo para alguém por um meio digital, geralmente por e-mail. Já que não é possível enviar papéis por meios eletrônicos, precisamos transformá-los em um documento digital que possa ser acessado pela pessoa que o receber. O processo é o similar e tirar uma xerox, entretanto, em vez de termos dois papéis iguais, teremos uma versão do documento em papel e outra em formato de arquivo.

O processo de transformação de um documento físico em um documento digital é o escaneamento, que pode ser realizado através de impressoras que tenham a função.

Escanear X Digitalizar

Não confunda o escaneamento com a digitalização. Por serem processos bastante similares e por vezes dependentes um do outro. O escaneamento é a transformação do documento em imagem, como se tivéssemos tirado uma foto, enquanto a digitalização é o processo de transformar essa imagem em um arquivo acessível. Quando escaneamos um documento, a impressora nos dá a opção de transformar o dado documento em alguns formatos possíveis, sendo geralmente oferecida a opção de imagem (.jpg ou .png) ou então a opção de PDF.

O processo de digitalização é aquele que ocorre após o escaneamento e consiste na disponibilização de documentos de forma eletrônica. Para deixa a diferença mais clara, pensemos em uma situação real. Com a evolução da tecnologia, hoje em dia os processos jurídicos são todos disponibilizados de forma online através dos sites dos Tribunais de Justiça, para tal, primeiro precisamos pegar todos os documentos e escaneá-los, transformando-os em documentos digital, ou seja, um arquivo, e, então, os colocamos na base de dados do tribunal, tornando-os digitalizados e acessíveis.

Se você estiver longe de sua impressora multifuncional e precisar muito digitalizar um documento de forma urgente, saiba que é também possível realizar esse processo por meio de aparelhos celulares com ajuda de aplicativos especializados nessa função. Para saber como, veja como escanear documentos no iPhone.

Agora que você já sabe o que é um escaneamento, veja abaixo como escanear documentos na impressora HP.

Como escanear um documento na impressora HP

Para escanear documentos numa impressora multifuncional você poderá usar o computador ou diretamente na impressora. Este último é o método mais simples, uma vez que basta apenas ligar a impressora, abrir a tampa do aparelho, colocar o documento por cima da mesa de vidro (você pode utilizar as guias para colocar o documento no lugar certo) com a parte que pretende escanear virada para baixo e apertar no botão de escanear. A desvantagem do método é que, exceto em aparelhos bastante tecnológicos e recentes que têm conexão com a internet, você não será capaz de transformar a imagem em um arquivo e enviá-la, por exemplo, para um e-mail, e será obrigado a se restringir à opção de impressão em papel.

As impressoras scanners também têm a opção de fazer alguns ajustes, como por exemplo o do tom que pretende dar para a imagem, se mais escuro ou mais claro, escolher o número de cópias da digitalização que pretende, escolher o tipo de documento que está a escanear etc. Se a sua não for desse tipo, você pode alterar a imagem escaneada utilizando um editor de imagens em seu computador quando o arquivo for enviado.

O outro método para escanear um documento numa impressora multifuncional é através do computador. Para isso você deverá:

  1. Conecte a impressora ao computador;
  2. Clique no botão "Iniciar" e de seguida, ir até "Dispositivos e Impressoras";
  3. Depois você deverá localizar o dispositivo, para isso deverá clicar com o botão do lado direito do mouse por cima do ícone e selecionar a opção "Iniciar verificação";
  4. De seguida, irá aparecer uma nova janela em que você deverá selecionar o formato do arquivo (.bmp, .jpg, .png, .tif) que pretende gerar e a resolução da imagem (300 DPI costuma ser o valor mais indicado para a impressão, uma vez que conseguirá ter mais qualidade);
  5. Clique no botão "Digitalizar" e aguarde até o processo estar concluído. Caso pretenda apenas, uma parte do documento, clique em "Visualizar" e arraste as linhas até ter selecionado apenas a parte que pretende;
  6. Em seguida, clique no botão "Digitalizar" e "Importar" para salvar o arquivo de imagem. Normalmente, por padrão, as imagens são guardadas na pasta "Imagens", na "Biblioteca".

Além destes dois métodos acima mencionados, você poderá também escanear documentos através das opções dos editores de imagens, como o Paint ou o Adobe Photoshop.

Viu como digitalizar na impressora HP é fácil?

Como instalar uma impressora

Se você tem dificuldades com tecnologia ou se acabou de comprar uma impressora multifuncional nova e está com dificuldades para utilizá-la, saiba que primeiramente e antes de tudo você precisará instalar a impressora em seu computador para que o aparelho seja reconhecido e consiga realizar tarefas como impressão e digitalização. A instalação das impressoras permite que o aparelho se comunique com o computador, sendo um processo absolutamente necessário de se fazer quando acabamos de adquirir uma impressora ou quando trocamos de computador.

Para instalar sua impressora, siga o passo a passo abaixo:

  1. Conecte todos os cabos da impressora em seu devido lugar, sem esquecer da fonte de energia e do cabo que conecta a impressora no computador;
  2. Ligue tanto a impressora quando o computador e espere que o processo seja terminado e que ambos estejam prontos para serem utilizados;
  3. Abra o Painel de Controle e procure "Dispositivos e Impressoras" e, em seguida, clique em "Adicionar uma impressora";
  4. Selecione a impressora que deseja instalar e vá em "Avançar". Pronto, sua impressora estará instalada.

Importante: se você usa o Windows 10, saiba que dificilmente o processo acima descrito será necessário pois essa versão do sistema operacional tem suporte para a grande maioria das impressoras, de forma que o computador já vem preparado sem que seja necessária a instalação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escanear um documento em uma impressora multifuncional, recomendamos que entre na nossa categoria de Computadores.

Conselhos
  • Se a sua impressora for uma HP, poderá instalar um programa que normalmente vem num CD juntamente com a impressora e escanear documentos pela Central de Soluções HP.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
76 comentários
A sua avaliação:
TOMÉ
TENHO UMA MULTIFUNCIONAL SAMSUNG SCX 4200, QUANDO ESTOU DIGITALIZANDO 3 ABAS. 1ª PRE DIGITALIZAR, NA 2ª DIGITALIZAR SAO AS CONFIGURACOES DE DIGITALIZACAO UMA DAS OPCOES É AREA DE DIGITALIZACAO, GOSTARIA DE SABER SE É POSSIVEL FIXAR NA SELECAO TAMANHO A4, E NA 3ª ABA - SELECIONAR PASTA, NO TIPO DE ARQUIVO FIXAR (PDF).
A sua avaliação:
Luiz Gonzaga Bernardo
Quero escanear impressos usando minha HP Deskjet 1510 Series
A sua avaliação:
geraldo de paula magalhaes
Estou para dar entrada no benefício de aposentadoria no INSS e preciso escanear os documentos. não sei como faço, tenho uma impressora hp 1516, como faço?
marly gomes
não sei scannear
Jorge Sakamoto
Como escanear documentos na impressora HP officejet Pro 8600 em rede
marcio leal da costa ribeiro
Quero escanear documentos da impressora HP PSC 1610 para enviar para arquivo de documentos.
Emir de Mattos
gostaria de escanear documentos pela Central de Soluções HP Deskjet GT 5822
Antonia Brito Lima
como eu posso escanear documentos para enviar pao email.
Editor umComo.com.br
Oi Antonia! Experimentou as dicas do texto?
sandra r
como escanear um documento em uma multifuncional hp deskjet 1516
A sua avaliação:
evandro santos
bom dia eu comprei uma impressora canon E481 não estou conseguindo ultilizar as funções dela porque o manual de instrução não me da muito detalhe das funções eu preciso de um manual mais detalhado.
A sua avaliação:
Fábio Matos Matos
como mandar copia de documento na impressora hp deskjet advance 2546.
A sua avaliação:
elisa
Como scanear em PDF-A, versão 1.4, tamanho máximo 1500 kb ou 1,5 mb
A sua avaliação:
silvia maria felli
bom dia, como faço para escanear doc em minha impressora samsung laser SCX 3400? Já tentei e não consigo. Por favor, me ajude, obrigada silvia
Aracy Corrêa da Silva
idem ao da Sra. Silvia Maria Felli Aguardo
A sua avaliação:
LUZIA ANA
não consigo fazer um escanio hp 2546
A sua avaliação:
Karina Meurer
Eu te amo! Deu super certo na impressora canon. Muito obrigada!!
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Karina! Que bom saber que deu certo! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
joao
tenho uma impressora hp 1516 e não sei como imprimir um documento do email para enviar para outra pessoa
jesus da silva
Não sei como escanear um documento (folha) em minha impressora HP passo a passo como agir? obrigado aos amigos.
A sua avaliação:
Douglas José Gamon
Tenho uma impressora Epson mod L455 e preciso enviar docts e fotos via internet ,gostaria que me ensinassem como.
grato.
A sua avaliação:
jessé antunes lemos
O scanner da minha impressora HP Desk Jet 350 não está funcionando direito.
Celso Garcia
Prezado(a) Senhor(a), Como posso escanear um documento da impressora HP Deskjet F2050 para o computador usando o Power Point 2016? Obrigado, Celso
Bruno Santos de Oliveira
Muuuuuuuuuuito obrigaaado, eu estava sofrendo com a minha impressora e consegui através de voces !! muito bom, parabéns me ajudou bastante
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Bruno! Que bom saber que conseguimos ajudar você! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
pamela
não sei como escanear?
Como escanear um documento em uma impressora multifuncional