Fazer gráficos

Como criar um gráfico circular

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como criar um gráfico circular

Os gráficos circulares são utilizados para mostrar os dados que são melhor analisados, mediante a comparação da parte ao todo. Portanto, o melhor é criar frações antes de construir o gráfico circular. Cada fração do gráfico circular representa um setor do círculo. Gráficas circulares também podem ser descritas como gráficos circulares ou gráficos.

Vai precisar de:
  • Bússola
  • Transferidor
  • Régua
Passos a seguir:
1

Reúna os dados e determine os títulos do gráfico e cada setor. Por exemplo, se você está determinando o mascote favorito dos membros da classe, então este deve ser o título da gráfica, e os setores seriam qualificados de gatos, cães, peixes, aves, etc.

2

Determine a quantidade da cada categoria. Por exemplo, se quatro pessoas gostam de cães, seis pessoas gostam de gatos, cinco pessoas de peixes e cinco pessoas de aves, escreva cães: 4, Gatos: 6, peixes: 5 e Aves: 5

3

Coloque cada quantidade sobre o número total estudado. Por exemplo, cães: 4/20 gatos: 6/20 peixes: 5/20 e aves: 5/20.

4

Desenhe um círculo com um compasso e crie setores iguais similares às peças de uma torta. O número de setores deve ser igual aos denominadores dos dados. Um círculo tem um giro de 360 graus. Portanto, se o denominador é 20, divida 360 entre o denominador (20) para obter a medida do ângulo interior da cada setor, neste caso, 18 graus.

5

Marque cada 18 graus no círculo usando um transferidor e, a seguir, desenhe uma linha desde o centro do círculo até cada marca. Isto criará setores iguais.

6

Sombreie o número de setores relacionados com os numeradores da cada fração. Use uma cor diferente para cada categoria e etiquete cada seção com o título da categoria.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como criar um gráfico circular, recomendamos que entre na nossa categoria de Software.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como criar um gráfico circular