Como calcular a média ponderada no Excel


Como calcular a média ponderada no Excel

Neste artigo de umComo.com.br queremos ensinar-lhe como fazer a média ponderada com o Excel ou OpenOffice. O Microsoft Excel tem várias fórmulas e funções que pode utilizar sobre as linhas e colunas de valores numa folha de cálculo. Utilizando uma combinação de duas destas funções, pode calcular a média ponderada de um grupo de números na sua folha de cálculo.

Instruções
  1. Como pode ver na imagem deve introduzir os números que quer calcular em duas colunas. Neste exemplo, os valores da primeira coluna vão desde a célula B2 até à B6, e os valores na coluna C vão desde a célula C2 até à C6.

  2. Continue calculando a média ponderada escrevendo numa célula vazia, por exemplo na C10. Escreve sem as aspas: "=SUM(C2:C6)". Esta fórmula calculará a soma dos números da segunda coluna.

  3. Escreva a seguinte fórmula noutra célula vazia, célula C11, sem as aspas: "=SUMPRODUCT(B2:B6,C2:C6)". Esta fórmula calcula o total da primeira e segunda coluna.

  4. Escreva a seguinte fórmula numa célula vazia, célula C12, sem as aspas: "=C11/C10". Isto calcula o toral da soma ponderada da primeira coluna quando se compara com a segunda coluna. Como pode ver na imagem do nosso exemplo o resultado da média ponderada é de 4,58.

  5. Se quiser calcular a média ponderada com o openOffice também o pode fazer, a única coisa que muda é a fórmula que no lugar de SUM deve colocar SUMA em todas as fórmulas.

  6. Veja também o nosso artigo sobre como criar planilhas no Excel.

  7. Se deseja ler mais artigos parecidos a como calcular a média ponderada no Excel, recomendamos que entre na nossa categoria de Microsoft Excel ou que se inscreva no nosso boletim de novidades.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como calcular a média ponderada no excel:


3 comentários


19-04-2014 disse:
Média ponderada juntamente com média simples. Gostaria de saber.
30-03-2014 disse:
eu gostaria de saber qual é a margem ponderada de 89+66
25-06-2013 disse:
muito bom só que para leigo deveria ser mais passo a passo. mostrar como proceder por exemplo, horizontalmente, para chegar aos 55. mais mesmo assim muito bom
Vídeos em destaque
DIY Desenhos de natal Aulas de Matemática Experiências