Partilhar
Partilhar em:

Como calcular a média ponderada no Excel

Passo a passo
Dificuldade: Média
Avaliação: 3,2 (109 votos)
4 comentários
7 vezes partilhado
 
Como calcular a média ponderada no Excel

Neste artigo de umComo.com.br queremos ensinar-lhe como fazer a média ponderada com o Excel ou OpenOffice. O Microsoft Excel tem várias fórmulas e funções que pode utilizar sobre as linhas e colunas de valores numa folha de cálculo. Utilizando uma combinação de duas destas funções, pode calcular a média ponderada de um grupo de números na sua folha de cálculo.

Também lhe pode interessar: Como calcular uma porcentagem no Excel
1

Como pode ver na imagem deve introduzir os números que quer calcular em duas colunas. Neste exemplo, os valores da primeira coluna vão desde a célula B2 até à B6, e os valores na coluna C vão desde a célula C2 até à C6.

2

Continue calculando a média ponderada escrevendo numa célula vazia, por exemplo na C10. Escreve sem as aspas: "=SUM(C2:C6)". Esta fórmula calculará a soma dos números da segunda coluna.

3

Escreva a seguinte fórmula noutra célula vazia, célula C11, sem as aspas: "=SUMPRODUCT(B2:B6,C2:C6)". Esta fórmula calcula o total da primeira e segunda coluna.

4

Escreva a seguinte fórmula numa célula vazia, célula C12, sem as aspas: "=C11/C10". Isto calcula o toral da soma ponderada da primeira coluna quando se compara com a segunda coluna. Como pode ver na imagem do nosso exemplo o resultado da média ponderada é de 4,58.

5

Se quiser calcular a média ponderada com o openOffice também o pode fazer, a única coisa que muda é a fórmula que no lugar de SUM deve colocar SUMA em todas as fórmulas.

6

Veja também o nosso artigo sobre como criar planilhas no Excel.

7

Se deseja ler mais artigo parecidos a Como calcular a média ponderada no Excel, recomendamos que entre na nossa categoria de Microsoft Excel.

Relacionados
Comentários (4)

Escrever comentário sobre Como calcular a média ponderada no Excel

Muito útil
4 comentários
Paulo José
Rio, 6ª Feira, em 25.09.2015. AO "UM COMO", Assunto: Media aritimética ponderada (s/ função no Excel). Como automatizar a fórmula? Por favor informar: 1 - Li o seu blog sobre como calcular a média, como a seguir (exemplo simples): =SOMARPRODUTO(B2:B4;A2:A4)/SOMA(A2:A4); 2 - Tudo bem. Agora uma dúvida: Como fazer para dar continuidade ao cálculo (automatizar), inserindo novos dados, o que vai sempre, claro, alterar a média; 3 - Copiar ou mover a fórmula não resolve porque verifiquei que exclui os dados da primeira linha (cf. os dados acima com 3 linhas, a 1ª linha não é incluida); Pergunto: É possível tornar a fórmula automática que permita sempre inserir novos dados? É nível avançado? É tarefa para especialista? Obrigado. Att. Paulo José, Rio.
Usuário anônimo
Média ponderada juntamente com média simples. Gostaria de saber.
Usuário anônimo
eu gostaria de saber qual é a margem ponderada de 89+66
luiz
muito bom só que para leigo deveria ser mais passo a passo. mostrar como proceder por exemplo, horizontalmente, para chegar aos 55. mais mesmo assim muito bom

Descubra vídeos interessantes
DIY
Aulas de Zumba
DIETA | Remédios Caseiros
Top 10
Como calcular a média ponderada no Excel
1 de 5
Como calcular a média ponderada no Excel